Agripino homenageia padre belga que mudou a educação infantil no RN



Em pronunciamento no Plenário nesta segunda-feira (15), o senador José Agripino (DEM-RN) homenageou o padre belga Tiago Theisen, 78 anos, que chegou ao Rio Grande do Norte há 45 anos e nas últimas quatro décadas se dedica aos pobres e à educação infantil.

Em 1971, disse o senador, o religioso construiu o primeiro dos 33 jardins de infância que implantou em Natal, dando início ao seu trabalho com 37 mil crianças carentes. Anos depois, alguns ex-alunos chegarariam a se destacar inclusive em reconhecidas universidades estrangeiras.

- Imagine só, sair da periferia de Natal, de um jardim de infância filantrópico, para hoje estar na Universidade de Chicago como doutor professor de Física Quântica? Isso para citar um em centenas de exemplos - disse.

O parlamentar citou essa experiência vivida em seu estado, à época em que era prefeito da capital potiguar, em 1979, para voltar a defender a idade máxima de seis anos para a alfabetização. O senador chegou a apresentar emenda nesse sentido durante a votação da Medida Provisória  (MP) 586/12. O programa do governo federal, em parceria com estados e municípios, garante que crianças até os oito anos saibam escrever, ler e interpretar textos simples e dominar as operações matemáticas básicas.

A MP foi aprovada pelo Senado em março deste ano, a proposta de Agripino foi rejeitada.

- Mas isso foi para mostrar como é importante a atuação na educação, quando a criança tem dois, três, quatro anos de idade e ainda está com os neurônios se formando. O meu estado deve muito ao padre Tiago Theisen - afirmou.



15/04/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Em nome da bancada potiguar, Agripino homenageia o padre Américo Simonetti, falecido nesta segunda-feira

Projeto homenageia Padre Cícero

Projeto homenageia Padre Cícero

LOBÃO HOMENAGEIA PADRE ANTONIO VIEIRA

Senado homenageia Padre Antônio Vieira nesta terça-feira

Para Jorge Viana, Telecurso mudou educação no Acre