Agroindústrias impulsionam beneficiamento de frutas em Pernambuco



A construção de duas agroindústrias nos Perímetros Irrigados Fulgêncio e Brígida, localizados nos municípios de Santa Maria da Boa Vista e Orocó, no Sertão de Pernambuco, respectivamente, vão incrementar a cadeia produtiva da fruticultura na região. A implantação dos empreendimentos custou ao governo de Pernambuco investimentos de R$ 650 mil.

A construção dos empreendimentos agroindustriais dentro dos Perímetros Irrigados contou com a articulação da Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Petrolina (PE), para minimizar, a médio e longo prazos, os danos causados às plantações de banana pelas chuvas e fortes ventos que ocorreram no início de 2010, além de ampliar as alternativas de comercialização da produção.

De acordo com o gerente geral de Arranjos Produtivos Locais, Gabriel Maciel, da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper), mais de R$ 300 mil serão aplicados na aquisição dos equipamentos. “O empreendimento é uma alternativa que visa aproveitar o excedente da produção e pretende, também, viabilizar a abertura de novos mercados”, explica Maciel.

As organizações de produtores, com o apoio da Superintendência Regional da Codevasf, em Petrolina, da AD Diper, Fundação para o Desenvolvimento do Semiárido Brasileiro (Fundesa), Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), formaram um grupo de trabalho para estudarem o modelo de gestão das agroindústrias que deverão produzir polpas e doces de frutas.

“A agroindústria agrega todas as organizações de agricultores familiares dos Perímetros Irrigados Fulgêncio e Brígida. O objetivo é aproveitar o excedente da produção, diminuindo o desperdício para gerar produtos de alto valor agregado”, reforça o superintendente regional da Codevasf em Petrolina, Luiz Frota.

 

Fonte:
Ministério da Integração Nacional



06/09/2011 12:04


Artigos Relacionados


Agroindústrias impulsionam beneficiamento de frutas em Pernambuco

Indígenas de Roraima recebem capacitação em beneficiamento de frutas e hortaliças

Comercialização de frutas, sucos e castanhas vão gerar mais renda em Pernambuco

RONDÔNIA INAUGURA USINA DE BENEFICIAMENTO DE BORRACHA

Novo chope utiliza arroz preto descartado no beneficiamento

Vanessa Grazziotin registra inauguração de fábrica de beneficiamento de pescado em Maraã (AM)