AGU ajuíza ações civis públicas contra desmatadores da Amazônia Legal



A Advocacia-Geral da União (AGU) ajuizou 17 ações civis públicas contra os maiores desmatadores de seis dos nove estados que compõem a Amazônia Legal. A identificação dos infratores foi realizada através de um filtro feito pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama). A Amazônia Legal corresponde aos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão. 

Os pedidos determinam aos desmatadores que recomponham as áreas degradadas e ordenam a suspensão ou perda de incentivos fiscais concedidos pelo poder público até que os locais sejam totalmente recuperados. Além disso, as ações estabelecem o bloqueio e a indisponibilidade dos valores que correspondem à recuperação dos hectares da floresta amazônica explorada indevidamente para extração de madeira.

O trabalho desenvolvido pelo Grupo de Integração Amazônia Legal, responsável pelas ações, tem por objetivo atuar na temática de assuntos fundiários e ambientais. Dentre suas políticas públicas prioritárias estão a regulação fundiária, o combate à grilagem de terras públicas e a defesa do meio ambiente.

Além da AGU, o grupo é formado pelo ministérios do Planejamento, do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Meio Ambiente (MMA), além do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A Secretaria de Patrimônio da União (SPU), o Ibama, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) também compõem o grupo.


Fonte:
AGU



22/09/2011 18:27


Artigos Relacionados


AGU cobra mais de R$ 180 milhões de grandes desmatadores da Amazônia Legal

AGU ajuíza 18 ações contra infratores ambientais no Maranhão

Cadastro nacional reúne ações civis públicas de defesa do consumidor

Varas especializadas terão preferência no julgamento de ações civis públicas

Aprovado projeto que legitima ações civis públicas propostas por parlamentares, prefeitos e governadores

Governo define ações antidesmatamento na Amazônia Legal