AGU poderá contratar advogados para representação do Brasil no exterior
A Advocacia-Geral da União (AGU) terá competência para autorizar a contratação de advogados e especialistas para a defesa judicial e extrajudicial de interesse da União no exterior. Esse tipo de contratação já vem sendo realizada pela AGU em demandas como a repatriação de recursos públicos desviados. Anteriormente, cabia ao presidente da República autorizar a contratação. Com a publicação do Decreto nº 7.598, no Diário Oficial da União de terça-feira (8), a autorização foi delegada ao advogado-geral com exclusividade.
A escolha dos advogados e especialistas se dá de acordo com os critérios do artigo 4º da Lei 8897/94, combinados com princípios gerais da Lei 8.666/93. A Lei 8897 exige para a contratação desses profissionais notória capacidade técnica ou científica. A norma determina ainda que o Ministério das Relações Exteriores mantenha cadastro informativo, com o nome dos advogados e especialistas, suas áreas de conhecimento e sua habilitação legal no exterior, o qual será obrigatoriamente consultado para a contratação desses profissionais.
O Departamento Internacional da AGU explica que essa contratação somente ocorre quando os próprios advogados da União não podem atuar nos casos. Além disso, volta-se exclusivamente à defesa do Brasil em causas que correm perante o Poder Judiciário de outro país, onde se exige habilitação específica.
Para a advogada da União Natália Camba Martins, que atua no Departamento Internacional, “a delegação dessa autorização pela presidenta da República [Dilma Rousseff] ao advogado-geral da União [Luís Inácio Adams] é uma vitória histórica que confirma o reconhecimento da AGU como função essencial à justiça”.
Fonte:
Advocacia-Geral da União
09/11/2011 16:37
Artigos Relacionados
Vitória e Sorocaba poderão contratar empréstimos no exterior
Estado do Amazonas é autorizado a contratar empréstimo no exterior
Brasileiros no exterior apoiam proposta de representação
TRT do Rio de Janeiro poderá contratar 82 técnicos em informática
TRT de Curitiba poderá contratar mais funcionários
Mutuário do SFH poderá contratar seguro externo