Água e Luz Para Todos



A água limpa, uma necessidade básica, ainda não chegou a milhares de brasileiros. Por isso, o Plano Brasil Sem Miséria, por meio do projeto Água para Todos, prevê que até 2014 serão implantados 750.000 cisternas e seis mil sistemas simplificados de abastecimento direcionados para o consumo humano.

Com relação à produção, as metas são de 3.000 barragens de acumulação de água pluvial, 150.000 cisternas de produção e 20.000 pequenos sistemas de irrigação. Os novos mecanismos permitirão a ampliação da capacidade produtiva dos pequenos agricultores, garantindo o desenvolvimento regional com sustentabilidade, uma vez que poderão comercializar o excedente produzido.

Apenas para 2011, a meta é instalar 367 mil cisternas para o consumo humano e 24,2 mil equipamentos hídricos para produção (cisternas de produção, pequenas barragens, sistemas simplificados de irrigação).

O público destinatário do programa é composto pelas famílias com renda mensal inferior à da linha da pobreza extrema definida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e que constem do Cadastro Social Único do Governo Federal. O percentual expressivo de 66,5% da população rural brasileira em situação de extrema pobreza se encontra no nordeste brasileiro, razão pela qual as primeiras ações do Água para Todos serão realizadas naquela região.

Além de água potável, outra necessidade básica ainda inalcançada por muitos brasileiros é a eletricidade. O mapa da exclusão elétrica no País revela que as famílias sem acesso à energia estão majoritariamente nos locais de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e nas famílias de baixa renda. Cerca de 90% destas famílias têm renda inferior a três salários mínimos e 80% estão no meio rural.

Por isso, o objetivo do governo é utilizar a energia como vetor de desenvolvimento social e econômico destas comunidades, contribuindo para a redução da pobreza e aumento da renda familiar. A chegada da energia elétrica facilitará a integração dos programas sociais do governo federal, além do acesso a serviços de saúde, educação, abastecimento de água e saneamento.

Fontes:

Programa Luz para Todos
Plano Brasil Sem Miséria



17/09/2012 15:52


Artigos Relacionados


Água e Luz Para Todos

PAC água e luz para todos

Água para Todos chega ao Tocantins

Água para Todos entrega 401,7 mil cisternas em 2 anos

Água para Todos vai beneficiar 3 mil famílias no Rio Grande do Sul

Entra em vigor o programa Água para Todos