Água para Todos chega ao Piauí e Minas Gerais



O objetivo é garantir o acesso à água para populações rurais em situação de extrema pobreza

O Programa Água para Todos  executado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), vai atender a partir desta semana sete municípios piauienses: Conceição, Paulistana, Itaueira, Rio Grande do Piauí, São Francisco do Piauí, São Miguel do Tapuio e Valença. Ao todo, o estado do Piauí será contemplado com mais de 3,5 mil cisternas de polietileno, o que facilitará o acesso da população a água potável para preparo de alimentos e higiene pessoal.

Minas Gerais  também recebeu o programa nessa semana. Ao todo, o estado deve ser beneficiado com a instalação de 7.391 cisternas. Em Itacarambi, São João das Missões e Manga, acontece formação e capacitação de Comitês Gestores Municipais. Ao todo, esses três municípios devem ser contemplados com 910 reservatórios de polietileno.

Água para Todos 

O Água para Todos é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional  e faz parte do Plano Brasil Sem Miséria, instituído pelo governo federal em julho de 2011 para erradicar a pobreza extrema. Em sua área de atuação, a Codevasf já instalou mais de 13 mil cisternas em 27 municípios, em áreas rurais prioritariamente situadas no semiárido nordestino brasileiro, envolvendo recursos da ordem de R$ 65 milhões.

Com a aceleração, no último mês de julho, do ritmo de validação das famílias, a ampliação das equipes de campo e o aumento de frentes de trabalho das empresas instaladoras das cisternas, a Codevasf assegura o cumprimento da meta de beneficiar 60 mil famílias até dezembro desse ano. Com isso, a empresa dará a partida, ainda esse ano, para validar mais 90 mil famílias, traduzindo investimentos totais de R$ 750 milhões.

Antes da instalação da cisterna, a Codevasf segue uma estratégia para garantir a correta distribuição dos reservatórios. Para isso, o programa organiza Comitês Gestores Municipais formado por representantes da sociedade civil organizada, sindicatos de representação rural, associações rurais, igrejas, pastorais e do poder público municipal, além de Comissões Comunitárias. O comitê auxilia na mobilização local das comunidades visando o cadastramento e à validação das famílias a serem beneficiadas.

 

Leia mais:

Áreas rurais da Amazônia terão Água para Todos

Escolas públicas do Semiárido terão água potável

Programa Água para Todos intensifica capacitação em Alagoas

Ações emergenciais de enfrentamento aos efeitos da estiagem

 

Fonte:

Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba

 

 

 

08/08/2012 19:39


Artigos Relacionados


Alagoas e Minas Gerais são contemplados com cisternas do Água para Todos

Programa Água para Todos chega ao Piauí e ao Maranhão

Umidade relativa do ar chega a 20% em Minas Gerais

Cartão da Defesa Civil chega a Minas Gerais

Água para Todos chega ao Tocantins

Programa Água para Todos chega a Rondônia