Programa Água para Todos chega ao Piauí e ao Maranhão



Famílias do Piauí e do Maranhão receberão cisternas e cursos de capacitação

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) dará continuidade a instalação de cisternas no Piauí e Maranhão. Os estados receberão cisternas de consumo e reservatórios, respectivamente. O programa Água para Todos é coordenado pelo Ministério da Integração Nacional e integra ao Plano Brasil Sem Miséria.

Antes da instalação das cisternas, a Companhia promove atividades de capacitação às famílias beneficiadas. Os participantes conhecerão como utilizar adequadamente o reservatório e, ainda, como evitar o desperdício da água, além da própria manutenção das cisternas. Ao todo serão instaladas 200 novas cisternas em alguns municípios.

Atuação do programa no Piauí e Maranhão

No Piauí, a meta é a instalação de 3.572 cisternas, enquanto no Maranhão a meta é levar os equipamentos para 4.302 famílias até o final desse ano. Em sua área de atuação, a Companhia já instalou 17,8 mil cisternas em 32 municípios, em áreas rurais, prioritariamente, situadas no semiárido nordestino brasileiro.

Os municípios maranhenses de São Mateus e Matão do Norte já totalizaram 218 e 154 cisternas instaladas, respectivamente. Em Cantanhede, também no Maranhão, foram instalados 246 reservatórios. No Piauí, 847 cisternas já foram instaladas em Paulistana, onde a meta é a entrega de 1.010 equipamentos. Em Conceição do Canindé, 70 famílias receberam as cisternas até o momento. No município de Flores do Piauí, 92 famílias foram contempladas.

Frentes de trabalho

A Codevasf aumentou as frentes de trabalho e pretende atingir a meta de beneficiar 60 mil famílias até dezembro, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) será investido R$ 900 milhões no programa.

A Companhia, por meio do Água para Todos, organiza Comitês Gestores Municipais e Comissões Comunitárias responsáveis por auxiliar a mobilização local das comunidades a fim de promover o cadastramento e validação das famílias a serem beneficiadas. Os comitês também indicam as localidades e a relação dos beneficiários. O objetivo da Codevasf é validar 120 mil famílias até o final do ano.

Para participar é necessário estar cadastrado no Cadastro Único – CadÚnico. O benefício segue uma ordem de prioridades, que é destinada àqueles que moram no semiárido, em áreas rurais, em situação de pobreza e extrema pobreza associada à carência de acesso à água com renda de até R$ 140,00 e também aos aposentados que, mesmo possuindo renda no valor citado, deve viver exclusivamente da renda da previdência.

 

Leia mais:

Água para Todos chega a Minas Gerais

Saiba mais sobre a Lei das Águas

Conheça o Plano Nacional de Recursos Hídricos

 

Fonte:

Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba 



29/08/2012 19:14


Artigos Relacionados


Água para Todos chega ao Piauí e Minas Gerais

Programa Água para Todos chega a Rondônia

Água para Todos chega ao Tocantins

Programa Água para Todos levará água potável para mais de dez mil famílias do Amazonas

Objetivo do Milênio: acesso à água potável aumenta, mas não chega para todos

Programa Segundo Tempo chega para 18 mil estudantes no Piauí