Aiea abre inscrições para programa de cooperação na área nuclear
O Programa de Cooperação Técnica da Agência Internacional de Energia Atômica (PCT-Aiea), que financiará projetos da área nuclear em 2014 e 2015, está com inscrições abertas. A agência contemplará projetos de interesse exclusivo do Brasil e aqueles com abrangência que atenda a países membros do Acordo Regional de Cooperação para a Promoção da Ciência e da Tecnologia Nucleares na América Latina e no Caribe (Arcal).
Os interessados devem preencher um formulário eletrônico disponível no site da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) e enviá-lo até 20 de abril, conforme instruções previstas em edital.
O programa não prevê repasse de recursos. O apoio ocorre com o custeio de bolsas de estudo, visitas científicas e equipamentos para projetos em execução ou ainda em planejamento que contenham tecnologia nuclear ou possam ser aplicados ao setor nuclear. As propostas aprovadas começarão a ser executadas em janeiro de 2014, com duração de dois a três anos.
As inscrições para o PCT-Aiea são abertas a cada dois anos. No Brasil, o processo de seleção é feito por meio da Coordenação-Geral de Assuntos Internacionais (Cgai) da Cnen. Em 2012, os temas específicos a serem apoiados são aplicações da energia nuclear na agricultura e medicina, gestão de rejeitos radioativos, fusão nuclear, infraestrutura e aplicações de feixes de nêutrons, irradiação de materiais, novos radiofármacos, proteção radiológica e segurança nuclear.
Mais informações podem ser obtidas por e-mail.
Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
03/02/2012 11:25
Artigos Relacionados
Aprovado acordo de cooperação com a Rússia na área nuclear
Capes abre inscrições para programas de cooperação entre França e países da América do Sul
HC abre inscrições para estágio na área de hepatologia clínica
Educação: ECA abre inscrições para curso de redação na área científica
Educação: ECA abre inscrições para curso de redação na área científica
Centro de Esporte, Cultura e lazer abre inscrições para cursos na área gastronômica