'Air bags' e freios ABS podem ter isenção de imposto



Para estimular o uso de air bags e freios ABS nos carros mais baratos, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (18) projeto que concede isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) a esses equipamentos de segurança. Aprovado em caráter terminativo, o PLS 191/07 deve seguir para exame da Câmara dos Deputados, caso não seja apresentado recurso para seu exame pelo Plenário.

Autor da proposta, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) afirma que apenas 10% dos carros em circulação no país são equipados com sistema de freios ABS, que evita travamento das rodas durante a freagem e é um item de série indispensável nos carros europeus.

Embora contribua para evitar a redução do número de mortes ou vítimas graves de acidentes, o air bag para motorista só está presente como item de série em 20% dos carros comercializados no Brasil. O air bag duplo (que protege também o passageiro) equipa apenas 23% dos carros brasileiros como item de série.

Flexa Ribeiro destacou que seu projeto está em sintonia com o PLS 115/04, do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e aprovado também pela CAE, que obriga as fábricas a colocarem air bag em todos os carros.



18/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Air bags e freios ABS continuam obrigatórios em 2014

Albinos podem ser beneficiados com isenção de Imposto de Renda

Aposentados com diabetes podem ter isenção de Imposto de Renda, define CAE

Isenção do Imposto de Renda pode ser ampliada

Narcolépticos poderão ser beneficiados com a isenção de imposto de renda

CAE aprova isenção de imposto para livro eletrônico