Alagoas, Distrito Federal, Goiás, Paraná e Santa Catarina atingem meta de vacinação contra gripe



Pelo menos cinco unidades federativas alcançaram a meta de vacinação contra a gripe sazonal. Alagoas, Goiás, Santa Catarina, o Paraná e o Distrito Federal imunizaram pelo menos 80% do público-alvo. O balanço foi feito com base no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, que recebe dados repassados pelos estados.

As doses devem ser aplicadas em idosos com mais de 60 anos, indígenas, profissionais de saúde, crianças maiores de 6 meses e menores de 2 anos e gestantes.

A campanha nacional de vacinação, coordenada pelo Ministério da Saúde, acabou na última sexta-feira (13), mas a orientação da pasta é que todas as secretarias de Saúde com estoque da vacina e que não atingiram a meta mantenham os postos funcionando.

Entre as unidades da Federação que atingiram a meta definida pelo governo, apenas o Distrito Federal vai continuar fornecendo as doses até a próxima sexta-feira (27). Em Alagoas, Goiás, no Paraná e em Santa Catarina, a campanha termina nesta sexta-feira (20).

Os estados de São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, do Piauí, Rio Grande do Norte, do Amazonas, Pará, de Sergipe e do Espírito Santo também encerram nesta sexta-feira a vacinação contra a gripe sazonal.

As secretarias de Saúde do Rio de Janeiro, da Bahia e do Rio Grande do Sul encerrariam a vacinação também nesta sexta-feira, mas informaram que farão nova prorrogação da campanha até o próximo dia 27.

A coordenadora do programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Cristina Lemos, acredita que o novo prazo será suficiente para atingir a meta. Segundo ela, a adesão aquém do esperado pode ser explicada pela falta de casos graves da influenza A (H1N1) – gripe suína – no ano passado. Ela lembrou que em 2011, pela primeira vez, as doses disponíveis protegem também contra o vírus Influenza H1N1.

“Dessa vez não houve o apelo da doença como em 2009, com casos graves de H1N1. Então houve certo descanso da população em relação à procura da vacina. Mas é preciso que as pessoas se vacinem, mesmo quem se vacinou no ano passado, porque a proteção só dura um ano”, destacou.

Cristina Lemos ressaltou que a dose é eficiente e segura e fez um apelo: “Não deixem para os últimos dias, porque as filas ficam maiores e muita gente reclama da espera”, disse.

Essa é a 13ª campanha anual de vacinação contra a gripe para pessoas com mais de 60 anos. Estudos apresentados pelo Ministério da Saúde mostram que a vacina reduz em mais de 50% as doenças relacionadas à gripe nos idosos imunizados e 32% do total de hospitalizações por pneumonia.

 

Fonte:
Agência Brasil



20/05/2011 16:18


Artigos Relacionados


Distrito Federal e 14 estados atingem meta de vacinação contra gripe

Vacinação contra gripe alcançou 80% da meta

Vacinação contra gripe supera meta nacional

SP imuniza 7,1 milhões e atinge meta de vacinação contra a gripe

Paraná encerra campanha com maior índice de vacinação contra gripe A

Paraná é primeiro estado a ultrapassar 90% de vacinação contra gripe H1N1