Paraná é primeiro estado a ultrapassar 90% de vacinação contra gripe H1N1
O Paraná é o primeiro estado a ultrapassar a marca de 90% de imunização na campanha de vacinação contra a influenza A (H1N1). Até a manhã desta terça-feira (25), já tinham sido vacinadas 4,47 milhões de pessoas, cerca de 92,88% dos grupos considerados prioritários pelo Ministério da Saúde. As vacinas estão distribuídas gratuitamente entre todos os postos dos 399 municípios do estado.
A Secretaria da Saúde apela agora às gestantes e adultos de 30 a 39 anos para que procurem o mais rápido possível um posto de saúde. O índice de cobertura no caso das gestantes até agora é de 78%. Segundo a Superintendência de Vigilância em Saúde, a situação é mais preocupante entre adultos de 30 a 39 anos. Foram vacinadas 908 mil pessoas, que totalizam pouco mais de 55% de cobertura. Os dois grupos tiveram o prazo prorrogado para até o dia 2 de junho, mesmo período das crianças entre 2 anos e 5 anos incompletos.
Trabalhadores, indígenas, portadores de doenças crônicas, maiores de 60 anos e crianças menores de 2 anos foram 100% vacinados. Cerca de 83% dos adultos na faixa de 20 e 29 anos já receberam a imunização.
Segundo dados do último boletim epidemiológico da gripe A no Paraná, foram registrados 1.223 casos e 11 mortes em 2010.
De acordo com a Secretaria de Saúde, há uma expectativa que doses excedentes de outros estados sejam enviadas ao Paraná que passará a adotar nova estratégia de distribuição. O estado foi o que mais sofreu com a doença no ano passado, quando foram confirmados mais de 60 mil casos e 288 mortes.
Fonte:
Agência Brasil
25/05/2010 22:14
Artigos Relacionados
Paraná é o estado que mais vacinou contra gripe H1N1
Saúde usará e-mail para avisar sobre datas de vacinação contra gripe A (H1N1)
Paraná encerra campanha com maior índice de vacinação contra gripe A
Alvaro Dias faz apelo por vacinação integral contra gripe suína no Paraná
Alagoas, Distrito Federal, Goiás, Paraná e Santa Catarina atingem meta de vacinação contra gripe
Começa campanha de vacinação contra a gripe em todo o Estado