Alberto Goldman abre o 7º Congresso Brasileiro de Jornais
Evento acontece nesta segunda-feira, 18, na capital paulista
Atualizada às 20h31
O discurso do governador em exercício Alberto Goldman marcou a abertura da 7ª edição do Congresso Brasileiro de Jornais, na noite desta segunda-feira, 18, em um hotel na zona sul da capital. Com o tema “O Brasil e a indústria jornalística em 2020”, os congressistas discutirão durante dois dias a reconstrução do jornal para a era digital, Lei de Imprensa, os desafios das empresas jornalísticas, cenários para a relação de trabalho, entre outros.
“Não tem nada mais importante para a vida democrática de um país do que a Liberdade de Imprensa. Neste congresso serão colocados os temas reais da Liberdade de Imprensa, do que significa isso e como é que se chega a liberdade que todos nós queremos. Nem todos nós temos a mesma visão do que ela significa”, analisou o governador em exercício Alberto Goldman. “Isso é o processo democrático pelo qual nós tantos lutamos. Espero que essa discussão se aprofunde para que possamos avançar”, completou.
Promovido pela Associação Nacional dos Jornais, o congresso é aberto num momento em que o mais recente levantamento do Projeto Inter-Meios, principal referência do mercado brasileiro, mostrou que no primeiro trimestre de 2008 os investimentos publicitários nos jornais cresceram 23,72%, numa comparação com o mesmo período do ano passado.
A participação dos jornais no bolo publicitário também subiu em 2007, ultrapassando os 16%, o que significou faturamento superior a R$ 3 bilhões. Segundo a ANJ, o mercado editorial brasileiro conta com três mil jornais. Pelo menos 25% deles são diários. A circulação supera oito milhões de exemplares.
O ministro Carlos Ayres Britto, autor da sentença que suspendeu em fevereiro 22 pontos da Lei de Imprensa da época do Regime Militar, foi um dos homenageados com o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa. A premiação foi criada para homenagear pessoas que tenham se destacado na defesa ou promoção da liberdade de imprensa. “A imprensa e a democracia são irmãs siamesas e caminham juntas”, resumiu o homenageado.
Nelson Sirotsky que deixou o cargo de presidente da ANJ, assumido nesta segunda-feira
08/18/2008
Artigos Relacionados
Vice-governador Alberto Goldman abre o 8º Congresso FACESP
Alberto Goldman visita Institutos na Baviera
Governador em exercício Alberto Goldman recebe ministro Roberto Mangabeira Unger
Governador participa da abertura do 6º Congresso da Associação Nacional de Jornais
Lembo prestigia Congresso de Jornais do Interior em Serra Negra
João Alberto Souza elogia voluntariado brasileiro