Alberto Silva propõe mutirão para reparar estradas federais



O senador Alberto Silva (PMDB-PI) está propondo a realização de um mutirão para recuperar 12,5 mil quilômetros de estradas federais em um ano. O assunto foi tratado pelo senador em discurso no último dia 9, e agora será levado diretamente ao presidente do Senado, Jader Barbalho. Alberto Silva irá sugerir que Jader crie comissão integrada por um senador de cada partido que apóia o governo - PSDB, PMDB e PFL - com o objetivo de encaminhar a idéia do mutirão ao presidente da República, Fernando Henrique Cardoso.

O esforço concentrado imaginado pelo senador piauiense baseia-se em estudo da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e consumiria cerca de R$ 1,8 bilhão. Os recursos seriam conseguidos por meio de aumento de R$ 0,60 centavos no preço do óleo diesel. De acordo com o parlamentar, os principais consumidores do óleo aceitariam pagar a conta para evitar prejuízo maior com a quebra de caminhões e carretas.

Alberto Silva explicou que o plano é viável, uma vez que o país dispõe de tecnologia e matéria-prima. O fundamental, segundo o senador, é manter em funcionamento o Departamento Nacional de Estradas e Rodagem (DNER), apenas retirando dali as pessoas envolvidas em corrupção. No mais, o órgão teria a capacidade de gerir o mutirão, que deveria prosseguir no ano seguinte para recuperar os trechos hoje ainda transitáveis das estradas federais. A exemplo do programa de racionamento de energia elétrica, o mutirão das estradas federais deveria ser gerenciado por um nome de grande respeitabilidade técnica e moral.

- O presidente Fernando Henrique poderia, no tempo que lhe resta de mandato, deixar uma marca histórica, consertando as rodovias em mau estado de conservação. Em vez de reclamar, estou dando uma solução - disse o senador, que se considera um "engenheiro na política". Ele observou que o Brasil tem uma malha rodoviária de 100 mil quilômetros, mas não destina o volume necessário de recursos para conservá-la e libera as verbas do DNER de maneira "acidental".

Alberto Silva também demonstrou preocupação com a possibilidade de que os cortes de energia elétrica previstos para começar em junho lancem o país no caos. Ele está sugerindo que o governo faça consultas a países como a Alemanha e a Rússia sobre a existência de usinas termelétricas movidas a gás que possam ser montadas sobre plataformas flutuantes. Essas usinas poderiam ser instaladas próximas a grandes centros no litoral para funcionar nas horas de maior consumo.

14/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alberto Silva propõe câmara de gestão para recuperação de estradas

Alberto Silva propõe câmara de gestão para recuperar estradas

Alberto Silva sugere câmara de gestão para estradas

Alberto Silva pede recuperação das estradas

Alberto Silva quer recuperação de estradas e reabilitação das ferrovias

Alberto Silva propõe alternativa para agilizar a reforma agrária