ALBINO BOAVENTURA HOMENAGEIA GOIÂNIA PELOS SEUS 67 ANOS
A capital foi formalmente transferida no dia 23 de março de 1937 e hoje é uma metrópole com mais de um milhão de habitantes. "De um mero centro administrativo, a cidade transformou-se em um avançado pólo cultural, universitário e agro-industrial", disse o senador. A cidade já aparece com destaque em especialidades médicas como oftalmologia, neurologia e tratamento de queimaduras. Também teve grande progresso nas áreas de engenharia e planejamento, observou.
Na opinião do senador, a cidade oferece qualidade de vida acima da encontrada em cidades do Terceiro Mundo. Albino Boaventura destacou que cerca de 85% das residências da cidade recebem água tratada e 70% estão ligadas à rede de esgoto. Além disso, mais de mil toneladas de lixo são tratadas diariamente. Goiânia tem 200 escolas da rede municipal e cerca de 95 mil alunos matriculados no ensino fundamental. A cidade conta ainda com cerca de 150 unidades de internação, sendo quase 70 conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), mais de 16 laboratórios de citologia e quase 80 de análises clínicas.
Tem também boa rede hoteleira, é um dos grandes centros nacionais de eventos countries e realiza, no mês de maio, uma exposição agropecuária considerada uma das mais animadas festas do estado. "A presença de Goiânia no Planalto Central será determinante para transformar essa parte do nosso país numa das áreas economicamente mais promissoras do mundo", afirmou o senador.
27/10/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
GOIÂNIA ESTÁ EM FESTA, DIZ ALBINO BOAVENTURA
ALBINO BOAVENTURA HOMENAGEIA O ESCRITOR BERNARDO ÉLIS
Lucia Vânia homenageia arcebispo de Goiânia por seus 60 anos de ordenação como sacerdote
Sessão homenageia SUS pelos seus 21 anos
Virgílio homenageia Parintins pelos seus 155 anos
Iris homenageia Senado pelos seus 111 anos