ALBINO BOAVENTURA HOMENAGEIA O ESCRITOR BERNARDO ÉLIS
O senador Albino Boaventura (PMDB-GO) homenageou o escritor goiano Bernardo Élis, que faleceu ontem (dia 02), pela contribuição de seu "estilo cortante, denso e profundo, contaminado pela expressão de caráter regionalista", perpetuando a presença de Goiás na literatura brasileira. "É meu compromisso reverenciar a memória da figura mais importante e marcante das letras no meu estado", declarou.
- Ele serviu aos seus contemporâneos com a força do ardor intelectual voltado para a justiça, mas os seus caminhos foram sempre de renúncia, de simplicidade. As glórias do reconhecimento público não foram buscadas, mas vieram naturalmente - afirmou o senador, enfatizando que Bernardo Élis foi o primeiro escritor goiano membro da Academia Brasileira de Letras.
Albino Boaventura lembrou que o senador Mauro Miranda, a quem substitui no Senado, também mostrou-se preocupado em homenagear o escritor, já adoentado e com 82 anos, quando, em junho deste ano, reproduziu queixas de Bernardo Élis sobre os limites impostos aos escritores do interior do país. "Concordo inteiramente com meu ilustre companheiro. Faltava ao escritor o reconhecimento oficial", afirmou Boaventura.
Segundo o senador, Bernardo Élis, com seus contos, ensaios e romances, "fazendo ele mesmo uma escola de luz própria e independente, ajudou a enriquecer essa plêiade ilustre dos produtores de grandes clássicos, como Gilberto Freyre, Jorge Amado, Guimarães Rosa e José Lins do Rego.
Noentender de Albino Boaventura, a melhor maneira de homenagear o escritor é não esquecer o patrimônio literário que ele produziu desde o "Ermos e Gerais", publicado em 1944,e que "fica para nós como algo que deve ser permanentemente analisado, compreendido e assimilado".
Ressaltando que Bernardo Élis viu grande parte de suas obras levada para o cinema, em iniciativas que surgiram espontaneamente, Albino Boaventura lamentou que o escritor tenha partido antes que se completasse a produção cinematográfica do romance O Tronco, sua obra maior e que está na décima edição.
03/12/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
ALBINO BOAVENTURA HOMENAGEIA GOIÂNIA PELOS SEUS 67 ANOS
ALBINO BOAVENTURA EXIGE APOIO À AGRICULTURA
GOIÂNIA ESTÁ EM FESTA, DIZ ALBINO BOAVENTURA
ALBINO BOAVENTURA TOMA POSSE NO SENADO
ALBINO BOAVENTURA DESTACA HOMENAGEM DE ANTONIO POTEIRO
ALBINO BOAVENTURA LAMENTA MORTE DO DEPUTADO JOÃO NATAL