Alca será debatida em audiência da CAE e da CRE na terça-feira



As vantagens e desvantagens da possível adesão do Brasil à Área de Livre Comércio das Américas (Alca) serão analisadas nesta terça-feira (23) em audiência pública promovida pelas comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE). A reunião conjunta, solicitada pelos senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) e Paulo Hartung (PSB-ES), vai contar com a presença dos embaixadores Rubens Ricúpero, Samuel Pinheiro Guimarães e José Alfredo Graça Lima.

O senador Suplicy relatou, no requerimento em que pede a audiência pública, que a criação da Alca foi idéia do ex-presidente dos Estados Unidos George Bush, pai do atual presidente norte-americano, e que, em 1994, o presidente Bill Clinton conclamou todos os países a formarem uma área de livre comércio do Alasca à Patagônia, até o ano de 2005.

- Desde então, as negociações sobre a formação da Alca estão sendo conduzidas com base em uma agenda estabelecida, no essencial, pelos Estados Unidos. O que está em curso, como se sabe, é uma negociação marcada por profundas assimetrias entre os participantes desse grupo - afirmou Suplicy.

De acordo com o requerimento, este é apenas um dos pontos do acordo que merecem reflexão mais aprofundada. Os outros seriam a questão da livre circulação de trabalhadores nas Américas, as barreiras alfandegárias aos produtos brasileiros e as medidas protecionistas dos países desenvolvidos.

- Parece-me fundamental que o Senado se debruce sobre a Alca de forma mais profunda e sistemática - justificou Suplicy.

A reunião está marcada para as 17 h e acontecerá no plenário da CAE.

22/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ampliação do benefício garantia-safra será debatida em audiência na próxima terça-feira

Defesa do emprego será debatida na terça-feira

Audiência sobre a MP de crédito para assentados será na terça-feira

Estatuto do Produtor Rural será debatido em audiência na terça-feira

CAE e CRE fazem audiência pública sobre a Alca nesta terça

Audiência da CAE com ministro da Fazenda e presidente do Banco Central será na próxima terça-feira