Alcântara aplaude Patrícia Pilar por conscientizar mulheres sobre riscos do câncer de mama



O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) aplaudiu a atitude da atriz Patrícia Pilar de divulgar sua condição de portadora de um câncer de mama, que a levou a uma cirurgia e tratamento quimioterápico. Segundo ele, nenhuma campanha institucional para alertar a população para os perigos da doença e a necessidade de exames de prevenção teria surtido tanto efeito positivo. "É como se o drama de uma pessoa famosa tornasse o perigo mais real", observou.

Para Alcântara, a decisão da atriz de divulgar sua doença deve ter resultados positivos sobre as estatísticas de câncer de mama que, no Brasil, são desanimadoras: no ano passado foram mais de 30 mil brasileiras atingidas pela doença, das quais 9 mil morreram. Nas últimas duas décadas, a taxa de mortalidade cresceu em 70%, em razão principalmente do diagnóstico tardio, disse.

O senador pelo Ceará elogiou o tom moderado das declarações da atriz, evitando especulações desnecessárias e sabendo delimitar o lado público do privado. "Nesta guerra, todos esperamos que Patrícia saia vencedora. Sua primeira vitória foi sinalizar para milhões de brasileiras que o câncer de mama não é invencível, é apenas um inimigo poderoso que, identificado a tempo, pode ser neutralizado com êxito", comentou Lúcio Alcântara.



26/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pesquisa revela desinformação de mulheres sobre câncer de mama

Projeto do Icesp vai utilizar remo no tratamento de mulheres com câncer de mama

Inácio Arruda quer assegurar acesso das mulheres a ações de controle do câncer de mama pelo SUS

Saiba os mitos e verdades sobre o câncer de mama

MALDANER APLAUDE CAMPANHA PARA CONSCIENTIZAR ELEITOR

Instituto do Câncer é iluminado de rosa para lembrar luta contra câncer de mama