Alcântara aponta aumento da autonomia das mulheres no campo



O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) destacou a importância das relações de gênero nos assentamentos rurais, dando ênfase ao aumento da autonomia das mulheres na luta contra o analfabetismo e no crescimento do exercício da cidadania. Com base no livro Companheiras de Luta ou "Coordenadoras de Panelas?", das pesquisadoras Maria das Graças Rua e Miriam Abramovay, que analisam os assentamentos implantados entre 1995 e 1998 no Brasil, Alcântara apontou mudanças verificadas na estrutura social dos assentamentos.

Os dados analisados apontam as mulheres jovens como agentes de mudanças sociais, por cuidarem do trabalho de escolarização em virtude de não terem habilidade para o trabalho agropecuário. A educação, por sinal, é um ponto muito valorizado nos assentamentos rurais porque possibilitam emprego e ascensão social. O senador citou dados da Organização das Nações Unidas (ONU) comprovando, conforme pesquisas do economista Amartya Sen, a relação positiva entre desenvolvimento humano e a expansão da escolaridade, com conseqüente redução das desigualdades entre os sexos.

A mulher adulta dos assentamentos, porém, como afirmou Alcântara, sofre com a jornada diária: realiza trabalhos voluntários na comunidade, cuida da saúde, mantém a casa e ainda cultiva a horta para alimentação da família, mas não é reconhecida como produtora de bens e geradora de riquezas. Por isso as mulheres não têm acesso ao cadastramento como titulares de terras: apenas 12,6%, segundo o Censo da Reforma Agrária, são proprietárias, observou o senador. Quando o marido morre o cadastro é repassado ao primogênito ou se ocorre a separação do casal, as terras ficam para o homem.

Para o senador, o trabalho das pesquisadores é importante porque enfrenta um dos grandes desafios da reforma agrária, que é superar também as desigualdades de gênero em relação à propriedade.



13/06/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Autonomia econômica das mulheres do campo é abordada em conferência

Itamaraty debate no Rio autonomia e empoderamento das mulheres

Brasil e EUA vão aprofundar medidas para promover a autonomia das mulheres

9ª reunião do conselho dos direitos da mulher irá debater sobre autonomia das mulheres na Rio+20

LÚCIO ALCÂNTARA ELOGIA PROGRAMA LUZ NO CAMPO

Debate sobre defensoria pública aponta prioridade de autonomia da instituição