LÚCIO ALCÂNTARA ELOGIA PROGRAMA LUZ NO CAMPO



O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) disse que o programa Luz no Campo, lançado pelo governo federal, e que já está sendo executado no Ceará, deverá representar um investimento de R$ 130 milhões no estado, proporcionando o fornecimento de energia elétrica mais eficiente na área rural. Ele lembrou que o programa foi lançado recentemente pelo presidente Fernando Henrique Cardoso e o ministro de Minas e Energia, Rodolpho Tourinho, tendo como objetivo universalizar a energia elétrica na zona rural.
De acordo com Lúcio Alcântara, o programa foi lançado no Ceará a partir de uma parceria entre o Ministério de Minas e Energia, a Eletrobrás e o governo do estado. Até o ano 2003, acrescentou, serão feitas 130 mil ligações, o que elevará o percentual de atendimento para 95% dos domicílios rurais, atendendo a 546 mil pessoas. A energia elétrica na zona rural do estado deverá ser universalizada nos próximos três anos, informou.
Entre os benefícios sociais que o Luz no Campo trará para o Ceará, Lúcio Alcântara citou a fixação do homem no campo, a melhoria nas condições de vida, o aumento da produtividade e a geração de emprego na área rural. Ele acrescentou que o governador Tasso Jereissati também está realizando programa de telefonia rural no estado, que proporcionará a quase toda a zona rural um serviço eficiente e moderno na área de telecomunicações.
- Quero destacar o trabalho do presidente Fernando Henrique Cardoso, do ministro Rodolpho Tourinho e do seu antecessor, Raimundo Brito, pela atuação na área das Minas e Energia. Quando este governo assumiu, mais de 20 hidrelétricas estavam com suas obras paralisadas. Da última vez que verifiquei, apenas três ou quatro ainda não tinham sido reiniciadas - elogiou Lúcio Alcântara.
Em aparte, o senador Carlos Patrocínio (PFL-TO) registrou que nesta quarta-feira (dia 19) foi lançado um outro programa em favor do homem do campo: o Brasil Empreendedor Rural, que desburocratiza o acesso ao crédito agrícola, diminui os juros cobrados para a modernização de colheitadeiras e tratores, além de internacionalizar a bolsa de futuros e de opções do mercado agrícola brasileiro.
Já o senador Paulo Souto (PFL-BA) destacou que o Luz no Campo é a volta do governo federal à área de eletrificação rural, e que a última vez em que foi realizado um programa desse tipo foi quando o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) presidiu a Eletrobrás. Ele opinou que só está sendo possível investir novamente em energia elétrica no campo devido ao programa de privatizações do governo, que proporcionou à Eletrobrás a obtenção de recursos liberados para programas de cunho social.
O senador Arlindo Porto (PTB-MG) disse que as medidas tomadas pelo governo nesse setor são importantes para devolver a dignidade ao homem do campo. Ele informou que foi convidado pelo presidente Fernando Henrique e pelo ministro da Agricultura, Pratini de Moraes, para compor um grupo que está estudando alternativas para melhorar a renda do trabalhador rural.
Lembrando que quando foi governador do Espírito Santo promoveu grandes investimentos na área de eletrificação rural, o senador Gerson Camata (PMDB-ES) elogiou o governo pelo programa Luz no Campo e julgou inadmissível que, em pleno século XX, brasileiros ainda tenham que viver a base de lamparina. Ele destacou o grande alcance social do programa, sobretudo na melhoria da qualidade de vida do homem do campo.
Último a apartear, o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) enfatizou que o Luz no Campo e o Brasil Empreendedor Rural são programas que vão ao encontro ao que ele vem pregando no Senado. Valadares também registrou que, no caso do Luz no Campo, o governo federal utilizou o mesmo nome de um programa desenvolvido quando ele governou o estado de Sergipe, que tinha o objetivo de levar energia elétrica para pequenas e médias propriedades do meio rural

20/01/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


LÚCIO ALCÂNTARA ELOGIA POLÍTICA DE INFORMÁTICA

Lúcio Alcântara elogia trabalho da APAE

LÚCIO ALCÂNTARA ELOGIA TRABALHO DA EMBRAPA

LÚCIO ALCÂNTARA ELOGIA MINISTÉRIO DA PRODUÇÃO

LÚCIO ALCÂNTARA ELOGIA TRABALHO DE ONG INDÍGENA DO CEARÁ

Lúcio Alcântara elogia investimentos do governo em ciência e tecnologia