ALCÂNTARA DISCUTE DESEMPREGO



O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) destacou a situação de desemprego no país. Na sua opinião, "uma sociedade na qual uma parte dos indivíduos não tem acesso às condições mínimas necessárias a uma vida dignanão pode ser uma sociedade desenvolvida".

Segundo o senador, citando pesquisa feita no ano passado pela Toledo e Associados, 41% dos brasileiros têm o desemprego como o principal problemacuja solução o Governo Federal deveria se dedicar. Alcântara afirmou que a população economicamente ativa cresceu mais de 20 % em 10 anos, e nesse mesmo período, o número de empregados com carteiras assinadas aumentou apenas 9%. Soma-se a isso o fato que cerca de 1 milhão e 600 mil jovens ingressam a cada ano no mercado de trabalho.

Para Lúcio Alcântara, a oferta de empregos está mudando segundo os setores da economia. "Enquanto ela encolhe no setor industrial, cresce nos setores de serviços e no comércio". A seu ver, a extinção de postos de trabalho na indústria se deve, principalmente às mudanças tecnológicas e organizacionais nas empresas, praticadas em face da concorrência externa, criada pela abertura do mercado nacional a produtos estrangeiros. Conforme disse, também há desemprego no campo. Em Pernambuco, nas áreas de plantio de cana-de-açúcar, cerca de 70 mil postos de trabalho desapareceram entre os anos oitenta e 1995.

O senador defende que as principais causas do desemprego no país são, além do pequeno crescimento econômico, a política de juros internos altos, a persistência da sobrevalorização cambial e abertura do mercado. No entanto, ele acredita que " algo começa a ser feito na busca de soluções para esse grave problema social, que avilta e degrada o ser humano". De acordo com Lúcio Alcântara, o Presidente Fernando Herinque se manifestou favorável a redução da jornada de trabalho e a iniciativa estimula as iniciativas de empresários e trabalhadores à negociação.



11/06/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


QUESTÃO DO DESEMPREGO PREOCUPA ALCÂNTARA

ALCÂNTARA APONTA AGRICULTURA FAMILIAR COMO SAÍDA PARA O DESEMPREGO

RONALDO DISCUTE O DESEMPREGO

CAE DISCUTE PROGRAMA DO SEGURO-DESEMPREGO

USP: Colóquio internacional discute formas de trabalho e desemprego

USP: Colóquio internacional discute formas de trabalho e desemprego