ALCÂNTARA ELOGIA AÇÃO DO WWF NO BRASIL
Criada com o objetivo de contribuir para conscientização da sociedade em relação a proteção à natureza, o WWF iniciou seus trabalhos no Brasil em 1971, apoiando o Programa de Conservação do Mico Leão Dourado, no Rio de Janeiro. Mas foi na década de 80 que a organização intensificou sua atuação no país, apoiando os primeiros anos do Projeto Tamar, de preservação das tartarugas-marinhas.
No relatório citado pelo senador, o WWF desenvolve atualmente 33 projetos próprios ou em parceria com outras organizações não-governamentais, na Amazônia, no Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica, para preservação de espécies e ecossistemas ameaçados, desenvolvimento de modelos alternativos de conservação, novas formas de uso sustentável de recursos naturais, ações de educação ambiental, políticas públicas e campanhas de mobilização.
Segundo Alcântara, o que mais orgulha os dirigentes do WWF Brasil são os resultados da campanha "Florestas para a Vida", que conseguiu do Governo Federal, em 1998, o compromisso de proteger 10% das florestas brasileiras até o ano 2000. "A medida triplica a área de florestas protegidas, o que significa a conservação de uma área adicional equivalente ao estado de São Paulo", disse.
Lúcio Alcântara encerrou seu discurso com as palavras do diretor executivo do WWF, Garo Batmanian: "O Brasil é o maior país tropical, com a maior concentração de espécies do mundo. Podemos aprender com as lições de outros países, que já degradaram muito. O que falta é trabalharmos de forma mais integrada e atuante para que os nossos recursos naturais sejam usados de forma racional".
29/03/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
ALCÂNTARA CITA RELATÓRIO DO SENAI E ELOGIA AÇÃO DA ENTIDADE
LÚCIO ALCÂNTARA ELOGIA AÇÃO DO BNDES EM FAVOR DO ALGODÃO
ALCÂNTARA ELOGIA AÇÃO DO MINISTRO CARLOS ALBUQUERQUE CONTRA A AIDS
TEOTONIO ELOGIA DESEMPENHO DO PROGRAMA "BRASIL EM AÇÃO"
LÚCIO ALCÂNTARA PEDE AÇÃO CONTRA TRABALHO INFANTIL
ALCÂNTARA DESTACA AÇÃO DO GOVERNO NO COMBATE AO DESPERDÍCIO DA ÁGUA