ALCÂNTARA ELOGIA MEDIDAS PARA FORTALECER AS UNIVERSIDADES
- Os reitores das universidades federais informaram ao presidente Fernando Henrique Cardoso a criação de 11.027 novas vagas nas 52 instituições de ensino, no corrente ano. Essa cifra, somada com as 10.007 criadas em 1999, perfazem um total de 110 mil alunos. Esse aumento progressivo do número de alunos faz parte de uma promessa dos reitores de atingir, até 2002, a média de 15 alunos por professor, um padrão internacional - disse.
As universidades federais, avaliou Alcântara, estão fazendo um esforço enorme para aumentar seu corpo discente e responder as críticas sua relação professor/aluno é muito baixa. "A resposta do governo, abrindo novos postos de professores, vem atender a reivindicações de reposição do grande número de professores que se aposentou em função das reformas atabalhoadas que foram feitas, gerando pânico no setor", argumentou.
O senador considerou positiva a iniciativa do governo de abrir um diálogo com as universidades federais. "Definir as bases para sua autonomia, e instituir fontes de custeio que possam garanti-la, deverão ser os próximos passos. O "provão" (avaliação dos cursos), criado pelo ministro Paulo Renato, provou estar nas universidades federais, e não nas privadas, o melhor ensino. Ele representa um termômetro eficiente para medir a qualidade das instituições, por isso o governo deve apoiar a luta das federais por mais alunos", concluiu Alcântara.
03/04/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Saúde lança pacote de medidas para fortalecer laboratórios públicos
Saúde anuncia medidas para fortalecer atuação de hospitais filantrópicos
Covas anuncia conjunto de medidas para fortalecer a média e pequena empresa
Covas anuncia medidas para fortalecer as pequenas e médias empresas do Estado
LÚCIO ALCÂNTARA QUER FORTALECER O DNOCS
Mauro Miranda defende adoção de medidas para fortaleçer indústria leiteira nacional