Mauro Miranda defende adoção de medidas para fortaleçer indústria leiteira nacional



O senador Mauro Miranda (PMDB-GO) defendeu a inclusão do leite na Política de Garantia de Preços Mínimos e a adoção de mecanismos de financiamento da produção leiteira. Segundo ele, os produtores brasileiros enfrentam dificuldades com a queda na cotação do leite in natura no Brasil. Mauro Miranda também sugeriu a proibição de qualquer órgão ligado ao governo adquirir produto que utilize leite importado.

Na opinião do senador, o Brasil precisa definir uma política para a produção leiteira nacional. Mauro Miranda lamentou que o governo demonstre preocupação exagerada com as questões financeiras e não priorize o setor produtivo. Ele comentou que o país precisa aumentar sua produção de uma maneira geral, especialmente no setor de alimentos, tanto para atender ao mercado interno quanto ao externo.

- Reforço as iniciativas da Confederação Nacional da Agricultura para que o governo promova os ajustes com os diversos segmentos da cadeia produtora de leite e seus derivados, pois se deixar essa questão nas mãos das leis de mercado, leis que beneficiam o segmento da transformação, prejudicará sobremaneira o produtos - afirmou Mauro Miranda.

A queda no preço do leite, na avaliação de Mauro Miranda, não está beneficiando o consumidor final, mas apenas as grandes indústrias de laticínios. Ele explicou que a redução está ocorrendo em virtude do aumento da produção.

- Pensando num mercado ideal e numa eventual redistribuição de renda, podia até ser que houvesse alguma justificativa. Mas se está havendo alguma tipo de transferência de renda não é dos mais aquinhoados para os menos favorecidos, mas dos desprotegidos produtores de leite para as portentosas indústrias transnacionais - afirmou.

29/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


MAURO MIRANDA DEFENDE PROPOSTA DE ANO NACIONAL DA MORADIA

Mauro Miranda: sem fortalecer a agricultura, Lula não combate a fome

Cyro Miranda defende fortalecimento da indústria nacional

Mauro Miranda registra crescimento da indústria farmacêutica de Goiás

Mauro Miranda defende moradia para mulheres

Mauro Miranda defende prioridade para moradia