Alcântara elogia programa Venda em Balcão, do Ministério da Agricultura e do Abastecimento
Administrado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o "Venda em Balcão" está implantado em mais de cem municípios espalhados por nove estados. Tem como clientes cadastrados 27 mil pequenos criadores e produtores rurais, dos quais mais da metade (cerca de 60%) são suinocultores.
De acordo com o parlamentar, o programa eliminou um considerável elenco de restrições aos pequenos criadores rurais, como a inexistência de capital de giro e a grande dificuldade de acesso ao crédito. Cada cliente pode adquirir, mensalmente, até 15 toneladas de milho em grãos, 100 toneladas de arroz em casca e 50 toneladas de trigo.
Lúcio Alcântara informou que o programa tem maior volume de negócios na região Nordeste, que responde por 46% das vendas. O Ceará tem aproximadamente 1,4 mil participantes, e cada um adquiriu em média 8 mil quilos de grãos, entre janeiro e outubro do ano passado.
O representante do Ceará no Senado apontou, como vantagens do "Venda em Balcão", a fixação do homem no campo e a redução do tempo de depósito dos estoques públicos. Acrescentou que o governo tem conseguido diminuir as práticas abusivas de preços, "evitando majorações artificiais que chegam a 40% nos preços finais para pequenos produtores".
Alcântara salientou que o programa tem implementação automática sempre que o preço de mercado de determinado produto ultrapassar o chamado Preço de Liberação de Estoques (PLE). O programa também é ativado nos períodos e nas regiões em que o governo estiver realizando ofertas públicas de estoques através de Bolsas de Mercadorias.
18/05/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
ALCÂNTARA ELOGIA TRABALHO DE ARLINDO À FRENTE DA AGRICULTURA
LÚCIO ALCÂNTARA ELOGIA MINISTÉRIO DA PRODUÇÃO
Mais 200 mil toneladas de milho são liberadas para venda em balcão em RS e SC
Governo anuncia operação de venda de milho em balcão no Nordeste
Produtores do Semiárido podem adquirir milho de venda em balcão
Alcântara elogia Programa Telecomunidade, lançado por FHC