Alcântara lamenta falecimento de médico paulista



O senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) lamentou nesta segunda-feira (27) o falecimento do médico paulista, Carlos da Silva Lacaz, professor emérito da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), importante pesquisador na área de microbiologia e imunologia e fundador do Instituto de Medicina Tropical.

De acordo com o senador, Lacaz sempre se preocupou com os males que afligem os brasileiros menos assistidos, sobretudo com aquelas moléstias que não atraem a curiosidade dos pesquisadores dos centros estrangeiros de investigação.

- Uma de suas descobertas mais reconhecidas é a do ciclo do Paracoccidioides brasilienses, o agente da blastomicose sul-americana - explicou. A doença é uma micose de caráter endêmico entre as populações rurais, que não raro incapacita para o trabalho e pode levar à morte.

Alcântara afirmou que um dos aspectos mais fascinantes da trajetória de Lacaz é sua dedicação simultânea à Medicina e à História, sobretudo à História da Medicina no Brasil. Ele escreveu obras importantes sobre o papel dos profissionais médicos que chegaram a São Paulo nas diversas levas de imigrantes, como os italianos, sírios e libaneses.

Ao concluir seu pronunciamento, Alcântara ressaltou que Carlos da Silva Lacaz deixou um exemplo de profissional dedicado ao progresso da Medicina e do Brasil. "Um exemplo sobre o qual as novas gerações, com uma visão tão mercantilista da profissão médica, fariam bem em meditar", disse.



27/05/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado aprova pesar por falecimento de médico maranhense

Francelino apresenta requerimento de pesar pelo falecimento de médico mineiro

Valadares registra pesar pelo falecimento do médico sergipano Lauro Porto

Alcântara registra o 10° aniversário de falecimento de César Cals

José Agripino lamenta falecimento de ACM

QUINTANILHA LAMENTA FALECIMENTO DE EX-SENADOR