Alcântara registra o 10° aniversário de falecimento de César Cals
Formado em engenharia elétrica e civil pelo Instituto Militar de Engenharia e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Cesar Cals, lembrou o senador, notabilizou-se como "um grande tocador de obras" no setor elétrico e chegou ao cargo de ministro das Minas e Energia, em 1979, no governo do presidente João Figueiredo. Nesse período, disse, destacou-se como o implantador do Pro-Álcool, o responsável pelo desenvolvimento de um programa de energia alternativa com o emprego de biomassa e por ter aumentado a prospecção de petróleo, que chegou a 500 mil barris/dia.
Em 1971, acrescentou, César Cals foi nomeado governador do Ceará pelo presidente Garrastazu Médici, empenhando-se em mudar a mentalidade empresarial do estado, lançando programas de exploração agrícola de áreas então ociosas, com a Floresta de Cajueiros.
Indicado senador indireto em 1978, César Cals teve atuação parlamentar de destaque, afirmou Alcântara, apesar de ter permanecido durante pouco tempo na Casa. De acordo com o senador, ele tinha o hábito de fazer curtos discursos e apartes. "Mas, por meio desses, sempre dava seu recado".
14/03/2001
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alcântara registra 50º aniversário do Colégio Cristus
RONALDO LEMBRA ANIVERSÁRIO DE FALECIMENTO DE LUCENA
César Borges relembra os cinco anos do falecimento de Luiz Eduardo
Alcântara lamenta falecimento de médico paulista
Aprovado voto de pesar pelo falecimento da mãe de Lúcio Alcântara
LOBÃO REGISTRA FALECIMENTO DE EXPEDICTO QUINTAS