Alcântara registra os 111 anos da Imprensa Oficial de São Paulo
Ao lembrar a passagem dos 111 anos de fundação da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, o senador Lúcio Alcântara (PSDB-CE) destacou o novo papel desempenhado pela instituição junto à sociedade. -A Imprensa Oficial do Estado de São Paulo tornou-se responsável por um notabilíssimo trabalho de produção cultural, participando da edição de alguns dos mais importantes livros publicados no Brasil nos últimos anos-, explicou.
Alcântara disse que, para garantir um serviço público de qualidade, a Imprensa Oficial montou um parque gráfico diversificado e dos mais modernos da América Latina, que tornou-a capaz de imprimir, em poucas horas, o maior jornal do mundo, o Diário Oficial do Estado de São Paulo, com média diária de 1.300 páginas distribuídas em nove cadernos.
- Montada uma estrutura de produção gráfica de tal capacidade, a alguém ocorreu que a mesma poderia ter uma atuação marcante na publicação de livros. Entre essa idéia e a concretização da nova fase de produção editorial da Imprensa Oficial, surgiu a lucidez e o dinamismo inovador de seu presidente, o jornalista Sérgio Kobayashi - acrescentou.
Segundo o senador, a Imprensa Oficial tem atuado em parceria com as editoras universitárias desde 1999, quando publicou 15 títulos. Com produção crescente a cada ano, nos primeiros quatro meses de 2002 já foram publicados 159 títulos. À quantidade, -bastante significativa no mercado editorial brasileiro-, Alcântara disse que correspondeu a qualidade das edições, com esmero gráfico raramente atingido no país, e a relevância intelectual das obras publicada.
Dentre os livros editados, o senador destacou a Coleção Uspiana, o Guia de Museus Brasileiros de Imagens Religiosas e Objetos Populares e os títulos: O Patrimônio Ambiental do Brasil: Avaliação e Perspectivas; Camargo Guarnieri - O Tempo e a Música; Lasar Segall: Vida e Obra do Pintor; Fukushima por Fukushima; Clássicos da Política; O Brasil Visto por Estrangeiros; Biblioteca Básica Brasileira; e a Coleção Constituições Brasileiras. - Esse é apenas mais um exemplo, embora grandioso, do papel da Imprensa Oficial em viabilizar edições de inestimável significado para a cultura brasileira, que não veriam a luz do dia se dependessem apenas do enfoque comercial - comentou.
20/06/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Imprensa Oficial do Estado de São Paulo completa 110 anos
Calendário 2012 da Imprensa Oficial celebra 20 anos da CPTM
Imprensa Oficial do Estado de São Paulo fecha ano 2000 com lucro
Imprensa Oficial de São Paulo recebe Prêmio Top Social 2000
Imprensa Oficial de São Paulo vai receber Prêmio Top Social 2000
Imprensa Oficial de São Paulo vai receber Prêmio Top Social 2000