Alckmin anuncia ampliação do programa Escola de Tempo Integral
Projeto atinge 500 escolas estaduais e beneficia quase 140 mil alunos
Quinhentas escolas públicas aderiram ao projeto Escola de Tempo Integral. O anúncio foi feito nesta quinta-feira, dia 12, pelo governador Geraldo Alckmin e o secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita,
A adesão das escolas foi voluntária, mediante manifestação expressa da comunidade e do conselho escolar, e superou as expectativas. Quando foi lançada, em 8 de dezembro, a proposta deveria atender de 140 a 170 escolas, mas devido ao grande interesse em participar, graças ao benefício que o projeto traz aos alunos, este número triplicou.
"A proposta é melhorar a qualidade da escola pública", disse Alckmin, lembrando que o Governo paulista já deu um passo importante que foi a universalização. "Hoje nós temos mais vagas do que alunos e isso significa oportunidade para todos estudarem", destacou.
Alckmin lembrou que o Governo paulista está fazendo todo o esforço para melhorar a qualidade da escola pública. "Capacitação de professores, com a "Teia do Saber", "Rede do Saber", Bolsa-Mestrado, Pedagogia), Programa Escola da Familia e agora com o projeto Escola de Tempo Integral", disse.
No interior e Litoral, 381 escolas estaduais irão iniciar esta primeira fase, depois de terem passado pela avaliação da equipe técnica da Secretaria da Educação do Estado para saber se estavam aptas a receber seus alunos em período integral. Na Capital e Grande São Paulo, 119 escolas funcionarão no novo sistema.
As Escolas de Tempo Integral irão funcionar em 216 municípios do Estado, distribuídos em 87 Diretorias de Ensino. Ao todo, o projeto vai beneficiar 138.431 alunos da rede estadual de ensino.
Funcionamento do projeto
As escolas estaduais funcionarão em período integral a partir deste ano letivo. Os alunos entrarão às 7 horas da manhã e sairão às 16 horas. Serão oferecidas três refeições na escola: lanche pela manhã, almoço e lanche à tarde. Mas, a maior mudança, ocorrerá dentro da sala de aula
Pela manhã, aulas de todas as disciplinas do currículo, inclusive Educação Física e Educação Artística. À tarde, oficinas culturais com atividades artístico-culturais (dança, música, teatro e artes plásticas), atividades esportivas (várias modalidades, além de atletismo, ginástica, xadrez e jogos cooperativos), orientação à pesquisa e aos estudos, resolução de problemas matemáticos, hora da leitura, informática, práticas em salas ambiente de ciências físicas e biológicas, práticas de educação ambiental e qualidade de vida, que incluem "lien ch´i" e meditação.
A rotina diária incluirá, ainda, língua estrangeira moderna e filosofia (para trabalhar ética com crianças e a arte de conviver bem, estimulando o respeito e valores morais), além de atividades para desenvolver uma cultura de empreendedorismo e estímulo ao protagonismo juvenil.
Projeto pedagógico
O projeto didático-pedagógi
01/12/2006
Artigos Relacionados
Alckmin anuncia ampliação da Escola de Tempo Integral
Alckmin almoça com alunos de Escola de Tempo Integral
Programa Escola de Tempo Integral é ampliado em São Paulo
Mais 53 unidades de ensino aderem ao programa Escola de Tempo Integral
Educadores debatem escola pública de tempo integral do programa Mais Educação
Alckmin anuncia ampliação do Acessa Escola