Programa Escola de Tempo Integral é ampliado em São Paulo
Mais 113 escolas estaduais começam a oferecer o serviço a partir desta segunda-feira
A partir deste ano, 113 escolas da rede estadual de ensino vão se tornar Escolas de Tempo Integral. Ao todo, já são 182 unidades educacionais que atuam com o novo modelo. O Estado passa a ter 55 mil alunos durante o dia todo nas escolas. A expansão foi anunciada nesta segunda-feira, 3, pelo governador Geraldo Alckmin.
- Siga o Governo do Estado no Twitter, Facebook e veja fotos no Flickr
"Este é o sonho das melhores escolas do mundo: ter o aluno no ensino integral, e os professores também, trabalhando junto. A escola está linda, com lousa digital, laboratório, 120 laptops para três áreas, com aulas programadas, todo apoio pedagógico e tecnologia", disse o governador durante aula inaugural realizada na Escola Estadual Professor Milton da Silva Rodrigues, localizada na Freguesia do Ó, na capital paulista.
Com currículo unificado, matriz flexível e diversificada e ambiente alinhado com a realidade do jovem, as unidades com o novo modelo oferecem disciplinas eletivas, estrutura com laboratórios e contam com professores de dedicação exclusiva. "A escola de tempo integral é muito boa, porque ela é gratuita, tem eletivas e clube juvenil. O aluno tem mais opinião para fazer as coisas de forma que não fique uma bagunça, é realmente muito bom", disse o aluno Raul Molina Jerônimo de 16 anos.
De acordo com o secretario da Educação, Herman Voorwald, nos últimos anos a houve grande procura dos alunos por escolas de tempo integral. "Isto mostra o desejo da comunidade em ter esse modelo expandido no Estado de São Paulo. Iniciaremos no meio do ano uma nova expansão envolvendo o ciclo 1, do Ensino Fundamental", disse o secretário.
Entre 2013 e 2014, o número de unidades com escola de tempo integral quase triplicou, passando de 69 para as atuais 182 (aumento de 2,6 vezes). A meta da Secretaria é chegar em 2015 com 300 escolas do Novo Modelo de Tempo Integral.
Em 2014 o Governo fechou parceria com o Sebrae e vai capacitar 150 professores do Ensino Médio, que atuam nestas escolas, para lecionar aulas eletivas de empreendedorismo. O propósito é que os professores despertem nos alunos o interesse pelo mundo dos negócios. Além do Sebrae, o Estado também conta com outros parceiros da iniciativa privada "que também ajudam as escolas, com equipamentos e materiais", disse Alckmin.
Do Portal do Governo do Estado
02/03/2014
Artigos Relacionados
Alckmin anuncia ampliação do programa Escola de Tempo Integral
Mais 53 unidades de ensino aderem ao programa Escola de Tempo Integral
Educadores debatem escola pública de tempo integral do programa Mais Educação
Educação: Escola de Tempo Integral agrada pais e alunos no interior de São Paulo
Vale do Paraíba recebe sua 24ª Escola de Tempo Integral
Alckmin anuncia ampliação da Escola de Tempo Integral