Alckmin anuncia recorde de videoconferências realizadas no sistema prisional



Implantado em agosto de 2005, sistema gera mais segurança para a população e economia para o Estado

O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quinta-feira, 28, que São Paulo deve atingir a marca inédita de 3 mil videoconferências realizadas no ano. Utilizadas no sistema prisional, as audiências transmitidas por vídeo permitem a comunicação segura entre as varas criminais e as unidades prisionais, gerando mais segurança para a população e economia para o Governo paulista.

Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

"Nós estamos aumentando a audiência feita por teleconferência para evitar essa despesa [de transporte dos presidiários], que está crescendo. Esse ano já [foram realizadas] três mil teleaudiências. Temos todo o equipamento, todas as instalações na penitenciária e nos fóruns", sublinhou o governador Geraldo Alckmin durante a formação de mil novos agentes de escolta e vigilância penitenciária, realizada na manhã desta quinta-feira.

De acordo com o secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, de janeiro até outubro deste ano já foram realizadas 2.924 videoconferências em todo o Estado. Atualmente, há 68 salas equipadas, distribuídas entre 41 presídios paulistas, 22 fóruns do Tribunal de Justiça e 5 fóruns do Tribunal Regional Federal 3ª Região.

Implantado em agosto de 2005, o sistema confere maior agilidade e segurança no andamento dos processos criminais, por meio da realização de audiências em tempo real. Utilizando tecnologias de videoconferência e telefonia IP (Protocolo de Internet), as videoconferências simulam todas as características de uma sala de audiência presencial e preservam os direitos dos envolvidos. O número total de teleconferências realizadas ao ano passou de 536 em 2005 para 2.924 em 2013 (até outubro).

Lourival Gomes destacou que as Penitenciárias I e II de Avaré e o Centro de Readaptação Penitenciária de Presidente Bernardes, que abrigam presos líderes de facções criminosas, estão equipadas com salas para videoconferências.

Do Portal do Governo do Estado com Assessoria de Imprensa



11/28/2013


Artigos Relacionados


Justiça anuncia novas ações para sistema prisional do Maranhão

(Flash) - Alckmin anuncia que não haverá racionamento de água, em julho, no Sistema Cantareira

SUS e saúde no sistema prisional são debatidos

CDH debate mudanças no sistema prisional

CDH vai debater situação do sistema prisional

Governo amplia 1.536 vagas no sistema prisional