Alckmin assina acordo com representantes internacionais
Encontros bilaterais geram aliança entre o Estado de SP e os países da Cúpula
O governador Geraldo Alckmin participou de reuniões bilaterais durante a tarde desta quinta-feira, 12, que fizeram parte da programação da 6ª Cúpula de Líderes Regionais. Alckmin assinou diversos acordos de cooperação nas áreas de educação, infraestrutura, industria, meio ambiente e tecnologias limpas. Os encontros começaram durante a noite desta última quarta-feira, 11, com a delegação da Baviera, na Alemanha.
Durante a reunião foi assinado um acordo na área de pesquisa e desenvolvimento, que visa apoiar a mobilidade de pesquisadores e cientistas; organizar visitas de delegações, seminários, workshops, simpósios e promover o intercâmbio de informações com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
A série de reuniões de hoje começou com a comitiva de Quebec. Alckmin destacou que a província canadense é líder mundial em tecnologias limpas e citou a lei estadual que prevê a redução de 20% na emissão de gases, que provocam aquecimento global, até 2020. O modelo canadense foca-se na sinergia entre pesquisa, universidades, governos e indústria, no desenvolvimento de tecnologias verdes favorecendo o desenvolvimento econômico e foi assinado um acordo para que ele seja replicado em São Paulo.
A comitiva de Western Cape, na África do Sul, veio para falar sobre o conhecimento adquirido ao sediar oito jogos da última Copa do Mundo. O governador enfatizou a importância na troca de experiência sobre os desafios que o evento proporciona. Alckmin também quis saber como ficou a questão do uso de bebidas alcoólicas durante os jogos e ressaltou que no estado existe uma lei que proíbe a venda e consumo para menores de 18 anos.
Em seguida, Alckmin esteve com representantes de Shandong. O acordo assinado entre o Estado e a província chinesa prevê reforçar cooperação nas áreas de educação, indústria marítima, energia, meio ambiente e infraestrutura. Ele visa promover o intercâmbio de professores e estudantes do ensino médio, destinado a fomentar o ensino da língua chinesa em São Paulo. Durante a reunião, o governador até citou o aumento na oferta do curso de mandarim no Centro de Estudos de Línguas (CEL).
As Parcerias Público-Privadas (PPPs) foi o tema da reunião com a comitiva da Geórgia. Os norte-americanos convidaram o governador para que ele possa ver como funciona esse tipo de parceria nos aeroportos da região. Alckmin disse que o Estado possuiu 31 aeroportos de pequeno-médio porte e que o governo investirá e irá estudar a possibilidade para que as PPPs sejam aplicadas nesses locais.
O último encontro aconteceu com a delegação de Upper Áustria e teve como principal tema a cooperação ambiental e cultural. Alckmin citou que as políticas ambientais da região são uma das mais inovadoras do mundo e ainda falou que tanto São Paulo quanto o estado austríaco são próximos do ponto de vista da formação industrial.
Do Portal do Governo do Estado
04/12/2012
Artigos Relacionados
Alckmin assina protocolo com Secovi para atrair investimentos internacionais
Alckmin assina ampliação de acordo de cooperação da cultura
Alckmin assina acordo que autoriza a construção de 428 moradias para Taubaté
Alckmin assina acordo para formar policiais comunitários em países da América Latina
USP assina três acordos internacionais
Seminário reúne representantes de cidades mineiras que receberão seleções internacionais de futebol