Alckmin assina acordo para formar policiais comunitários em países da América Latina



Protocolo de intenções promove treinamento baseado em modelo japonês de Polícia Comunitária

O governador Geraldo Alckmin firmou o protocolo de intenções entre Governo de Estado, Ministério das Relações Exteriores e Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) na tarde desta quinta-feira, 29. O objetivo é promover, capacitar e treinar o policiamento comunitário, com base no sistema Koban, para países da América Latina.

“Experiência muito importante do bairro que conhece e confia na polícia, da polícia que conhece o bairro, pessoas, família. Uma ação local é muito importante e o trabalho que continua é o desafio a cada dia. E com esse protocolo de intenções vamos possibilitar avançarmos ainda mais nessa experiência importante e transmiti-la também a terceiros paises, especialmente aqui na América Latina. Vai trazer muitos resultados positivos em benefícios para nossas populações”, disse Geraldo Alckmin.

O governador ainda destacou o aumento de bases comunitárias móveis. “Serão 515 bases comunitárias móveis, e somadas a fixas, quase mil.” A Polícia Militar paulista adota o modelo japonês de Polícia Comunitária desde o ano 2000. “A polícia comunitária no sistema Koban deu certo em São Paulo, esse trabalho integrado entre a comunidade e a polícia construiu uma situação de segurança no Estado. O principal resultado é confiabilidade da população na polícia e a redução de indicadores em crimes”, afirmou o coronel da PM Álvaro Batista Camilo, comandante Geral da PM do Estado de São Paulo.

Os países que contarão com o treinamento serão El Salvador e Honduras. Regiões como Guatemala, Costa Rica e Nicarágua já foram beneficiados com o programa. Estiveram presentes no evento Coralia Rivera Ramos, vice-ministra de segurança de Honduras, e Ryna Elizabeth Garay Araniva, diretora de cooperação bilateral do Ministério das Relações Exteriores de El Salvador.

Sobre Sistema Koban

O Sistema Koban é o adotado pela polícia japonesa e chegou à PM de São Paulo por meio da JICA. Para implantá-lo, foi preciso instalar bases da polícia nos bairros, nas quais os policiais são sempre os mesmos, para conviver com

03/29/2012


Artigos Relacionados


Brasil faz acordo para aumentar os voos entre países da America Latina

CRE aprova acordo de extradição de prisioneiros condenados com países da América Latina

Países da América Latina definem metas para saneamento na região

Países da América Latina e Caribe se reúnem para tratar igualdade do gênero

Países da América Latina se unem para estimular comércio de produtos químicos

Brasil e Japão promovem treinamento de TV Digital para países da América Latina