Alckmin decide permanecer na região atingida por chuvas
Atualizado em 14/01/14, às 11h45
O governador Geraldo Alckmin decidiu no início da noite desta segunda-feira, 13, permanecer na região do Alto Ribeira para acompanhar de perto os trabalhos nas cidades de Itaoca e Apiaí, municípios atingidos por uma enxurrada na noite de domingo, 12. Ao menos oito mortes foram confirmadas. Segundo a Defesa Civil estadual, o número de desaparecidos chega a 12. Pelo menos 100 casas do município de 3 mil habitantes precisaram ser desocupadas.
- Siga o Governo do Estado no Twitter, Facebook e veja fotos no Flickr
Alckmin vai acompanhar de perto os trabalhos de uma força tarefa montada pelo governo estadual na região. Pela manhã, o governador acompanhará os trabalhos de desobstrução do rio Palmital, que transbordou e atingiu a cidade de Itaoca.
Durante toda a tarde desta segunda-feira, 13, o governador Geraldo Alckmin vistoriou a cidade de Itaoca, onde conversou com moradores e liderou uma reunião ao lado do coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Marco Aurélio Alves Pinto, e do prefeito de Itaoca, Rafael Camargo.
Cinco viaturas do Corpo de Bombeiros, quatro cães farejadores e ao menos 40 homens foram deslocados para auxiliar no atendimento a feridos e nas buscas por desaperecidos. O Daee (Departamento de Águas e Energia Elétrica) disponibilizará maquinário para limpeza da região.
Segundo a Defesa Civil do Estado, Apiaí também foi atingida pela enchente e aproximadamente 50 casas foram danificadas, mas a situação já foi controlada. O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) também auxiliará nos trabalhos de reconstrução da cidade, com o empréstimo de uma pá carregadeira e dois caminhões para retirada de escombros.
Além dos 200 colchões, 330 cestas básicas, 110 agasalhos e kits de higiene pessoal com 180 toalhas, escovas de dente e creme dental, equipes da Defesa Civil, que trabalham no resgate das famílias ilhadas, estão levando à cidade de Itaóca a quarta remessa de ajuda humanitária.
A Defesa Civil também montará um posto de controle no Fundo Social de Solidariedade do Município, onde serão concentrados colchões, água e alimentos que a Defesa Civil enviará ao município. Ainda, a Sabesp fornece água potável e caminhão pipa para limpeza das ruas.
Do Portal do Governo do Estado
01/13/2014
Artigos Relacionados
Oposição decide permanecer na CPI mista
Caixa anuncia ações emergenciais à população atingida por chuvas no ES
Alckmin vistoria cidade de Itaoca, atingida por forte enchente
Aníbal Diniz elogia empenho do governo do Acre em higienizar região atingida por enchente
Região Serrana do Rio já tem mais de 300 mortos por causa das chuvas
Mortes por causa das chuvas na região serrana do Rio chegam a 836