Aldo: Estádios serão entregues com relativa folga para eventos-teste
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, afirmou, em coletiva de imprensa, na quarta-feira (4), durante a programação do sorteio dos grupos da Copa do Mundo, que os estádios para o Mundial estarão prontos com relativa folga e a tempo para que sejam realizados os eventos-teste. Segundo Aldo, o evento deverá ser um momento de afirmação do que o esporte representa: confraternização e oportunidade de encontro entre as pessoas.
“Somos o País que, ao mesmo tempo que tem grande diversidade cultural e étnica, é um País também marcado por uma grande unidade. Queremos fazer da Copa um momento de luta contra o racismo, um momento da afirmação daquilo que o esporte representa: confraternização, oportunidade de encontro entre as pessoas. Jogadores promovem esse encontro dentro de campo, e precisamos promover esse encontro nas ruas, nas arquibancadas, expressando pelo futebol a esperança de um mundo pacífico e mais tolerante”, destacou.
Ingressos
Foi anunciada pelo diretor de marketing da Fédération Internationale de Football Association (Fifa), Thierry Weil, a disponibilização, na próxima fase de vendas de ingressos, de 8% das entradas reservadas para os jogos das suas respectivas seleções. Luis Fernandes, secretário executivo do Ministério do Esporte, ainda destacou uma inovação da edição de 2014 do Mundial, a criação da categoria 4, com 400 mil tíquetes exclusivos para brasileiros, com garantia de descontos para estudantes e beneficiários de programas sociais do governo federal. Além disso, os idosos têm meia entrada em todas as categorias.
Quando discutimos os padrões e regras dos ingressos e isso foi colocado na Lei Geral da Copa, introduzimos direitos e resguardamos outros, como os preços especiais para idosos e residentes brasileiros na categoria 4. Benefícios que fazem parte da legislação brasileira e foram respeitados”, destacou Luis Fernandes.
Comunicações
Genildo Lins, do ministério das Comunicações, ressaltou a importância do evento para a antecipação de investimentos em infraestrutura de telecomunicações. Serão R$ 116 milhões até 2013, com a construção de mais de 16 mil km de rede. Segundo Lins, com as ações, a empresa estatal Telebrás levará internet e conectividade para áreas onde as empresas comerciais não têm o interesse de atuar.
“A grande contribuição da Copa foi antecipar investimentos. Toda essa distribuição de fibras pelo Brasil demoraria até dez anos, e nós demoramos três. A Copa nos permitiu antecipar, uma empresa brasileira, em até dez anos”, destacou Lins, que citou o exemplo do investimento para levar internet para Manaus: “Construiremos torres de transmissão, nas duas margens do rio Amazonas, com a altura da Torre Eiffel”, exemplificou.
Sorteio
O Sorteio final da Copa do Mundo, que será realizado na próxima sexta-feira (6), na Costa do Sauípe (BA), marca o início da reta final da preparação do Brasil para receber a competição.
Haverá regras diferentes às do Mundial de 2010. Por conta do número de cabeças de chave da América do Sul (4) e da Europa (4), além de mais nove seleções europeias, as federações serão divididas em quatro potes de acordo com critérios geográficos e de classificação no ranking da Fifa.
Seleções da mesma confederação não poderão cair no mesmo grupo, com exceção da Europa, que poderá ter até dois países na mesma chave.
Fonte:
Blog do Planalto
05/12/2013 11:14
Artigos Relacionados
Mais três estádios da Copa serão entregues em abril, diz Aldo Rebelo
Venda de bebida em estádios é exigência do acordo entre Brasil e a Fifa, esclarece Aldo no Senado
Equipamentos serão entregues para abertura de estradas em Tocantins
Estádios de futebol serão monitorados para reforçar segurança
Certificados de áreas aquícolas serão entregues em MT
Mais de 2 mil cisternas serão entregues no agreste alagoano