Aleitamento Materno é tema de campanha no País



A iniciativa do Ministério da Saúde é realizada em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e traz o slogan ‘Tão importante quanto amamentar seu bebê é ter alguém que escute você’


O Ministério da Saúde lançou, nesta quinta-feira (1°), a campanha de amamentação com o slogan ‘Tão importante quanto amamentar seu bebê é ter alguém que escute você’. O foco da ação é no cuidado com a capacitação de profissionais para atender mães em todo Brasil a fim de garantir o aleitamento até os dois anos.

A iniciativa acontece em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dentro das comemorações da Semana Mundial de Aleitamento Materno, promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com adesão de 150 países. 

O lançamento foi realizado em um evento que reuniu mães em uma sala de cinema. Foi o ‘Cinematerna’, um horário exclusivo dado a elas e a seus bebês durante a programação em ambiente com temperatura amena e luz suave. Para a exibição, o ministério fez parceria com 10 redes de cinema, que colocarão à disposição 60 salas em 30 cidades de 14 estados.  

O Ministério da Saúde irá distribuir cartazes e folders para as Secretarias Estaduais de Saúde (SES). Durante a campanha, cerca de 200 mil cartazes deverão ser afixados nos serviços de saúde que atendem mulheres e crianças em todo o Brasil, além de 1,7 milhão folders que serão distribuídos nos estados. 

 

Importância da amamentação

De acordo com a última pesquisa do Ministério da Saúde de 2009, 41% das crianças menores de seis meses recebem exclusivamente leite materno e 67,7 % mamam na primeira hora de vida. O tempo médio de aleitamento materno aumentou um mês e meio de 1999 a 2008, passando de 296 para 342 dias.