Rosalba ressalta importância do aleitamento materno
Lembrando que no último dia 1º de agosto foi lançada a campanha de âmbito mundial de incentivo ao aleitamento materno, a senadora Rosalba Ciarlini (Dem-RN) ressaltou que uma criança amamentada vai se tornar um adulto mais saudável, tanto física quanto mental e emocionalmente. Ela revelou, no entanto, que apesar de todo o esforço governamental e dos profissionais de saúde, a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS) de 2008 constatou que apenas 43% das crianças são amamentadas na primeira hora de vida e 40% das menores de seis meses recebem exclusivamente o aleitamento materno.
- Os bebês que recebem exclusivamente aleitamento materno estão mais protegidos contra as doenças, principalmente diarréia e pneumonia. Crianças que não mamam no peito têm 25 vezes mais chances de morrer por diarréia e 61 vezes mais chances de serem hospitalizadas por pneumonia. E as amamentadas têm menor risco de desenvolver otite, alergias e, em longo prazo, estão mais protegidas contra as doenças crônicas, como obesidade, diabete tipo 1, linfomas etc - salientou a senadora.
Rosalba recordou que no início de 2007 apresentou uma proposta de emenda à Constituição (PEC 64/07) que prevê a ampliação da licença maternidade para seis meses. Ela sugeriu que essa ampliação seja feita através de lei municipal e/ou estadual até que a PEC tramite. A senadora assinalou que não há como dizer a uma mãe que ela precisa amamentar seu filho por seis meses se a lei só lhe permite uma licença maternidade de quatro meses.
A senadora acrescentou que uma trabalhadora afastada por seis meses paracuidar de seu filho acabará sendo mais produtiva, porque terá a tranqüilidade de saber que o seu filho está mais saudável.
05/08/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Rosalba ressalta importância da 10ª Marcha dos Prefeitos a Brasília
Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno
Aleitamento Materno é tema de campanha no País
Cidades que apoiam aleitamento materno são premiadas
PATROCÍNIO DEFENDE INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO
Abertas inscrições para prática do aleitamento materno