Alencar: velório aberto ao público até 23h



O velório do ex-vice-presidente José Alencar, que terá início nesta quarta-feira (30), no Palácio do Planalto, só terminará na manhã de quinta-feira (31), quando o corpo deixará Brasília, para ser levado a Belo Horizonte. Até as 23h desta quarta-feira, o velório será aberto à visitação pública.

O ex-vice-presidente José Alencar morreu na terça-feira (29), aos 79 anos, vítima de câncer, em São Paulo. O corpo saiu de São Paulo em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), chegando à Base Aérea de Brasília ainda pela manhã.

Na Base Aérea, Alencar será homenageado com uma cerimônia de honras militares, e depois disso, o corpo será levado por um caminhão do Corpo de Bombeiros até o Palácio do Planalto, em cortejo fúnebre que passará pelo Eixão e depois pelo Eixo Monumental, ganhando a Praça dos Três Poderes.

Ao chegar ao Planalto, o caixão será conduzido pelos Dragões da Independência pela rampa até o Salão Nobre, que fica no primeiro andar do palácio. A visitação pública deve começar às 10h.

A segurança do planalto organizará fila para que as pessoas possam subir a rampa e circundar o caixão do ex-vice-presidente. Haverá ainda um local reservado para autoridades e parentes de Alencar.

A presidenta Dilma Rousseff retornou de sua viagem a Portugal junto com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Todos os ministros de Estado cancelaram os compromissos previstos para esta quarta-feira, diante da convocação de todos para as 9h, feita pela presidenta Dilma, ao saber da notícia da morte de Alencar.

O presidente em exercício, Michel Temer, disse que nada mais justo prestar honras de chefe de Estado a Alencar, já que ele exerceu o cargo de presidente da República durante praticamente um ano, nas ocasiões em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estava em viagem.

Temer ressaltou que Alencar foi um exemplo de luta para os brasileiros e lembrou que, mesmo em momentos de maior sofrimento, durante o tratamento de câncer, transmitia "otimismo permanente" e "fé inquebrantável".

"A quem o procurava para oferecer conforto pela dura provação pela qual passava, retribuia com alegria, bom humor e desassombro", diz a nota de Temer.

Michel Temer também decretou luto oficial de sete dias e, pouco depois da divulgação da notícia da morte, a bandeira do Palácio do Planalto foi hasteada a meio-mastro.

"Lamento profundamente a morte deste mineiro que não conhecia fronteiras e acreditou sempre no Brasil. Transmito, em meu nome e em nome da presidenta Dilma Rousseff, nossa solidariedade à família e aos amigos nesta hora triste", diz a nota. 

Temer também lembrou na nota que José Alencar teve carreira de sucesso como homem público e como empresário do setor de tecidos e confecções e foi um líder entre os empresários.


Confira aqui imagens da trajetória de José Alencar.


Fonte: 
Agência Brasil



30/03/2011 10:58


Artigos Relacionados


Dilma e Lula vão juntos a velório de Alencar

Sarney vai acompanhar velório de José Alencar em Belo Horizonte

Cerca de quatro mil pessoas já passaram pelo velório de José Alencar

Metrô: Governador acompanha velório do funcionário público Márcio Rodrigues Alambert

Alencar: JK foi um homem público predestinado

ALENCAR: SE SOCIEDADE ACEITAR, CONGRESSO VOTA FINANCIAMENTO PÚBLICO DE CAMPANHAS