Alexandre Tombini participa de audiência na CAE sobre política monetária
O presidente do Banco Central do Brasil, Alexandre Tombini, participa na terça-feira (24), às 11h30, de audiência pública promovida pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para discutir as diretrizes, a implementação e as perspectivas futuras da política monetária brasileira.
A audiência pública atende a dispositivos do Regimento Interno do Senado Federal (parágrafos 1º e 2º do art. 99) que prevêem a realização de reuniões regulares com o presidente do Banco Central para tratar da política monetária.
Na última quarta-feira (18) Alexandre Tombini afirmou em audiência pública na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) que o Brasil está preparado para enfrentar os riscos decorrentes da transição da economia global.
Entre os fatores positivos citados por Tombini estão as reservas internacionais, que classificou como “colchão de proteção”, a baixa participação estrangeira na dívida pública e o regime de câmbio flexível, que protege o país contra “choques externos”.
Sobre a influência do câmbio na inflação, o presidente do BC disse considerar que a desvalorização do real nos últimos meses é uma fonte de pressão inflacionária no curto prazo. Em um horizonte mais amplo, no entanto, a condução adequada da política monetária deve limitar a transmissão dessa influência.
20/09/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alexandre Tombini fala na CAE sobre política monetária
CAE discute política monetária com Alexandre Tombini
Presidente do BC participa de audiência na CAE sobre política monetária
Alexandre Tombini participa de debate sobre intervenções no sistema bancário
Tombini na CAE fala sobre política monetária
Tombini fala à CAE sobre a política monetária nacional