Alfredo Nascimento cobra mecanismos que permitam desenvolvimento do Amazonas
Em pronunciamento nesta terça-feira (18), o senador Alfredo Nascimento (PR-AM) defendeu a criação de mecanismos que levem as empresas do pólo industrial de Manaus a reaplicar boa parte de seus lucros no Amazonas.
Pelo quinto ano consecutivo, destacou Nascimento, Manaus ocupa a sexta posição entre os municípios com o maior Produto Interno Bruto (PIB) do país, atingindo a marca de R$ 48,5 bilhões em riqueza gerados em 2010, segundo avaliação recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Nascimento observou, porém, que os resultados do pólo industrial concentram-se na capital amazonense, gerando disparidades em relação ao desenvolvimento no interior do estado. Segundo ele, a distribuição de riqueza não ocorre de forma isonômica, o que torna oportuna a incrementação de mecanismos que favoreçam o avanço econômico em regiões mais isoladas.
Nascimento defendeu a instalação de novos pólos industriais de incentivo à piscicultura e aos bionegócios, além de outros segmentos positivos que o Amazonas disponibiliza de forma natural.
O senador explicou que os municípios de Coari, Itacoatiara, Parintins, Manacapuru e Manaus concentram hoje 87,4% de todas as riquezas geradas no estado em 2010, sendo que apenas a capital amazonense respondeu por 81,3% do PIB estadual.
Esses números, afirmou Nascimento, são motivo de orgulho para todos os amazonenses, e um reflexo positivo do trabalho e do esforço da população e do empresariado locais.
18/12/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alfredo Nascimento critica aumento do ICMS no Amazonas
Alfredo Nascimento relata aumento das demissões no Amazonas
Alfredo Nascimento celebra 27 anos do 'Diário do Amazonas'
Chuvas já desabrigaram mais de 76 mil famílias no Amazonas, diz Alfredo Nascimento
Alfredo Nascimento comemora liberação de recursos para obras no Amazonas
Alfredo Nascimento pede ao TCU que investigue a razão de os portos do Amazonas não saírem do papel