Alfredo Nascimento pede ao TCU que investigue a razão de os portos do Amazonas não saírem do papel



O senador Alfredo Nascimento (PR-AM) informou nesta quarta-feira (7) ao Plenário que pediu ao Tribunal de Contas da União (TCU) uma auditoria no Amazonas para verificar porque o estado ainda não construiu 26 portos no interior, apesar de contar com dinheiro para isso, repassado pelo Ministério dos Transportes. O governo federal reservou recursos do orçamento para a construção de 28 portos e só dois deles ficaram prontos - o porto de Tabatinga e o de São Raimundo, em Manaus.

- Queremos que o Tribunal verifique para onde foi o dinheiro repassado pelo Ministério dos Transportes para a construção dos portos. Eu pude verificar pessoalmente, nos últimos dias, que em algumas cidades nem existem obras, mas o dinheiro já foi liberado - afirmou Alfredo Nascimento, que foi ministro dos Transportes até recentemente.

Alfredo Nascimento também conclamou os senadores a votarem favoravelmente à proposta de emenda à Constituição (PEC 17/08), do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), que prorroga por mais dez anos, até 2013, os incentivos fiscais às indústrias da Zona Franca de Manaus. Para ele, o desenvolvimento incentivado na Amazônia "é um modelo vitorioso" e não pode simplesmente ser extinto.

Conforme o senador, o pólo industrial de Manaus, hoje com 600 empresas e mais de 500 mil empregos diretos e indiretos, mostrou ser possível desenvolvimento sem devastação, pois 98% das florestas do estado estão preservados. Alertou, no entanto, que os estados do Sul-Sudeste nunca se conformaram com a criação da Zona Franca de Manaus e, depois do Senado, a luta será travada no plenário da Câmara, para onde a emenda constitucional será enviada, após "sua certeira aprovação" no Senado.



07/07/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Alfredo Nascimento critica aumento do ICMS no Amazonas

Alfredo Nascimento relata aumento das demissões no Amazonas

Alfredo Nascimento celebra 27 anos do 'Diário do Amazonas'

Chuvas já desabrigaram mais de 76 mil famílias no Amazonas, diz Alfredo Nascimento

Alfredo Nascimento cobra mecanismos que permitam desenvolvimento do Amazonas

Alfredo Nascimento comemora liberação de recursos para obras no Amazonas