Alfredo Nascimento manifesta preocupação com a violência em Manaus
Em discurso no Plenário nesta terça-feira (13), o senador Alfredo Nascimento (PR-AM) manifestou preocupação com a onda de violência que, segundo ele, toma conta de Manaus. De acordo com o senador, crimes como sequestro relâmpago e arrastão têm sido comuns na cidade, fazendo com que a população tenha a sensação de insegurança e fique descrente da atuação do governo estadual.
- Mais que justiça, o cidadão que vive em Manaus quer ver resgatado seu direito de ir e vir em segurança - afirmou o senador.
Segundo Alfredo Nascimento, os bandidos estão mais ousados e usam requintes de crueldade. O senador deu dois exemplos de crimes que ocorreram no último feriado de 7 de setembro. O parlamentar contou que um casal proprietário de uma pequena loja de doces foi trancado por assaltantes no fundo de seu estabelecimento. Enquanto os ladrões roubavam até atenderam os clientes que entravam no comércio, como se fossem os verdadeiros donos. Em outro caso, um estudante foi sequestrado e sob mira de revólveres teve de cantar o hino do time dos assaltantes, enquanto andava de carro pela cidade sob o domínio dos bandidos.
- A avalanche de violência em Manaus pode ser acompanhada pelas notícias dos jornais - disse.
O senador lembrou que Manaus vai receber jogos da Copa 2014 e ações de segurança devem estar entre as prioridades do preparo da cidade. Alfredo Nascimento disse que sua preocupação é genuína e não deve ser interpretada como um ataque a adversários políticos. O senador também disse que o governo amazonense anunciou no ano passado a reformulação da segurança pública no estado. Segundo o senador, os resultados ainda não são percebidos pela população.
Para Alfredo Nascimento, o combate ao crime é um desafio que se impõe sobre os governos estaduais e o governo federal. Ele informou que já enviou um ofício ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, pedindo que o ministério priorize ações de apoio à segurança no Amazonas. O senador ainda contou que, na semana passada, os moradores de Manaus foram às ruas, em diversos movimentos de protestos, pedindo segurança e medidas de combate ao crime.
- Precisamos encontrar uma solução perene para o problema. O esforço pela segurança deve unir as autoridades do estado - concluiu.
13/09/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alfredo Nascimento lamenta violência em Manaus
Alfredo Nascimento denuncia caos na saúde pública em Manaus
Alfredo Nascimento comemora os 45 anos da Zona Franca de Manaus
Alfredo Nascimento expõe problemas de Manaus e pede conclusão da BR-319
Alfredo Nascimento comemora 46 anos da Zona Franca de Manaus
Alfredo Nascimento pede solução para problemas de Manaus, nos 344 anos da cidade