Almeida Lima cobra resposta da Controladoria Geral da União a pedido de informações



O senador Almeida Lima (PDT-SE) queixou-se da demora da Controladoria Geral da União (CGU) em responder a pedido de informações, encaminhado no dia 20 de novembro, sobre o resultado de fiscalizações realizadas em municípios de Sergipe. Apesar de algumas auditorias já terem sido concluídas, como em Pirambu, o parlamentar disse que nenhum relatório foi enviado até agora pelo órgão.

- Tenho certeza de que se trata de uma atitude política para dificultar o contato com nossos aliados em Sergipe - afirmou.

Almeida Lima não fez objeções ao processo de escolha, mediante sorteio, dos municípios a serem fiscalizados. Entretanto, afirmou que -não custa nada- a controladoria apurar, -por iniciativa própria-, denúncias sobre desvio de recursos públicos.

Esse último comentário do senador por Sergipe dirigiu-se a suspeitas lançadas contra o prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, sobre irregularidades na contratação de serviço de capinação e jardinagem em postos de saúde, em valor superior a R$ 2,1 milhões. Segundo observou, essa denúncia, levada ao Plenário do Senado, não foi apurada até o momento.

- Se há seriedade na conduta da controladoria, eu ponho em dúvida - declarou, dada a não apuração do caso.

Almeida Lima também cobrou a adequação da CGU aos procedimentos de -transparência- em auditorias, objeto de recente acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU). Na sua opinião, as fiscalizações por sorteio operadas pelo órgão não vêm respeitando as normas legais do contraditório, da ampla defesa e da produção de provas.

- Há a tentativa de escandalizar e colocar os municípios em situação vexatória diante da população e do eleitorado - protestou.



15/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Almeida Lima quer que Controladoria da União também investigue denúncias feitas por parlamentares

Ministro avalia 10 anos da Controladoria-Geral da União

Agripino questiona "truculência" da Controladoria Geral da União

Controladoria Geral da União institui cadastro nacional de empresas irregulares

Mozarildo protesta contra afirmação de ministro da Controladoria Geral da União

Controladoria-Geral da União participa de Seminário Internacional de Acesso à Informação Pública