Mozarildo protesta contra afirmação de ministro da Controladoria Geral da União



O senador Mozarildo Cavancanti (PTB-RR) protestou contra declaração do ministro-chefe da Controladoria Geral da União, Jorge Hage, publicada na edição de 28 de julho do semanário Brasília em Dia. Nela, o ministro diz que as regiões Norte e Nordeste são campeãs de malversação de recursos públicos e as áreas onde é maior o atraso político e menor o acesso à informação.

A declaração foi publicada na coluna do jornalista Walter Gomes, que acrescentou a seguinte frase do ministro: "Não é por acaso que há dificuldade de maior modernização da sociedade nessas áreas." O jornalista lembrou, a seguir, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva - chefe de Hage, por sua vez nascido na Bahia - tem, nas regiões, 70% de apoio da população.

Em pronunciamento nesta quinta-feira (23), Mozarildo afirmou que o ministro tem "um currículo muito importante", citando suas passagens pela prefeitura de Salvador, Assembléia Legislativa da Bahia e pela Assembléia Nacional Constituinte. Por isso, afirmou, "causou muita surpresa" a declaração publicada no semanário.

- Uma declaração dessa é um preconceito inconcebível. Como senador pela região Norte, tenho obrigação de não aceitar essa afirmação, seriíssima - afirmou, lembrando, porém, que a declaração pode ter sido publicada fora do contexto.

O representante roraimense afirmou que, como a frase fora publicada, não tinha como deixar de fazer também um protesto público. Pediu à mesa do Senado que indague o ministro sobre a declaração. Afirmou ainda que pretende convidá-lo a se explicar na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). Na presidência da sessão, o senador Flávio Arns solidarizou-se com o posicionamento de Mozarildo.



23/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministro avalia 10 anos da Controladoria-Geral da União

César Borges destaca documento do TCU contra atuação da Controladoria Geral da União

Agripino questiona "truculência" da Controladoria Geral da União

Controladoria Geral da União institui cadastro nacional de empresas irregulares

Controladoria-Geral da União participa de Seminário Internacional de Acesso à Informação Pública

Almeida Lima cobra resposta da Controladoria Geral da União a pedido de informações