Almeida Lima protesta contra declaração do presidente do TSE
O senador Almeida Lima (PMDB-SE) ocupou a tribuna, nesta terça-feira (06), para protestar contra declaração do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Marco Aurélio Mello, em palestra realizada em São Paulo por ocasião de uma formatura, em que este sustentou que senadores e deputados federais têm subsídios superiores ao dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que também integram o TSE - caso dele - , o que hoje é considerado o teto salarial do funcionalismo público (cerca de R$ 24,5 mil).
- Gostaria de saber da Mesa e do presidente (do Senado) quem recebe o excesso do meu salário já que, segundo o ministro, eu recebo mais que ele. Não conheço essa matemática - questionou o parlamentar por Sergipe.
Segundo Almeida Lima, Mello teria reagido diante de manifestações de congressistas favoráveis à criação de mecanismos legais para o congelamento dos salários dos ministros do STF, o que para o ministro seria ilegítimo, uma vez que parlamentares receberiam maiores salários.
O senador comparou os valores brutos e líquidos de ambas as categorias e concluiu que os ministros do Supremo recebem, líquido, cerca de R$ 9 mil a mais que os parlamentares.
- É preciso que o ministro Marco Aurélio Mello diga ao povo brasileiro de onde nós recebemos mais que os ministros do STF, pois fica a imagem do parlamento muito pior do que já está diante do povo brasileiro - reclamou Almeida Lima. Ele defendeu um aumento salarial para os parlamentares que cubra a inflação do período e seja equivalente aos aumentos recebidos pelos trabalhadores brasileiros.
06/02/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Almeida Lima protesta contra prisão de sindicalista
Almeida Lima protesta contra retirada de assinaturas em recurso
Almeida Lima protesta contra decisão de Renan sobre CPI
Almeida Lima protesta contra homenagem do Senado a Jobim
Almeida Lima protesta contra matéria do jornal Correio Braziliense
Almeida Lima protesta contra inclusão de seu nome em lista de presentes da Gautama