Almeida Lima protesta contra idéia de impedir candidatura de quem está respondendo a processo



O senador Almeida Lima (PDT-SE) protestou contra idéia do desembargador do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro Marcos Faver de proibir o registro de candidato que esteja respondendo a processo judicial.
- Isso é golpe; é proposta suja querer impedir a candidatura de alguém somente porque existe um processo contra ele - afirmou. Almeida Lima lembrou que, de acordo com a Lei das Inegibilidades, somente pessoas com processo transitado em julgado podem ser impedidas de concorrer às eleições. O senador ressaltou que é prática comum no Brasil "um coronel" forjar um processo contra um adversário político, quando a possibilidade de perder as eleições se avizinha. - Trata-se de procedimento simples que apenas precisa da conivência de um juiz - disse. Almeida Lima acrescentou que, caso a idéia de proibir registro de candidatura de pessoas que respondem a processo vinha a ser acolhida, haverá uma grande desestabilização eleitoral. Na sua avaliação, "uma proposta aparentemente moralizadora do processo eleitoral resultaria justamente em mais desmoralização das eleições". O parlamentar fez questão de dizer que jamais respondeu a processo judicial e que, portanto, não estaria legislando em causa própria, mas apenas defendendo o aprimoramento da democracia e das instituições nacionais.

Pesquisas eleitorais

Almeida Lima defendeu mudanças na legislação eleitoral com o objetivo de proibir a divulgação de pesquisas logo depois de finalizado o processo de convenções partidárias. Para o senador, é impossível ignorar o fato de que o eleitor não quer votar no candidato perdedor, assim as pesquisas acabariam por "fazer a cabeça do eleitor", ao divulgar que candidato estaria na frente.

15/09/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Almeida Lima protesta contra declaração do presidente do TSE

Almeida Lima protesta contra prisão de sindicalista

Almeida Lima protesta contra retirada de assinaturas em recurso

Almeida Lima protesta contra decisão de Renan sobre CPI

Almeida Lima protesta contra homenagem do Senado a Jobim

Almeida Lima protesta contra matéria do jornal Correio Braziliense