Almeida Lima quer água do São Francisco também no interior de Sergipe



O senador Almeida Lima (PDT-SE) lamentou em discurso nesta quarta-feira (20) que o vice-presidente da República, José Alencar, tenha anunciado no Nordeste a intenção do governo de construir dois canais para levar água para municípios do interior dos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, mas nada tenha previsto para abastecer o interior de Sergipe.

Para ele, o governo deveria também pensar em atender os municípios dos estados ribeirinhos do São Francisco antes de discutir a transposição das águas para os estados mais ao norte da região.

- O sertanejo do meu estado passa fome e sede como os sertanejos dos outros estados mais distantes do São Francisco - assinalou.

Almeida Lima afirmou que, da forma como José Alencar colocou a discussão, -ficou patente que ele estava usando a transposição das águas do São Francisco como moeda de troca- para conseguir apoio dos parlamentares do Nordeste às reformas tributária e previdenciária. O senador sergipano defendeu que o governo construa dois canais que levariam água ao interior de Sergipe, ao mesmo tempo em que executa obras de revitalização do rio, como proteção de matas ciliares e de nascentes e tratamento de esgotos lançados em seu leito.

Em aparte, o senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) lembrou que bastará a transposição de apenas 1% das águas do Rio São Francisco para atender as populações do sertão nordestino e discordou da afirmação de que o projeto vem sendo usado como moeda de troca. Afinal, disse Garibaldi, trata-se de uma idéia antiga.

Já o senador Ney Suassuna (PMDB-PB) afirmou que, à época em que foi ministro da Integração Nacional, no governo passado, pediu estudos sobre o assunto quando surgiram críticas de que as águas do São Francisco seriam insuficientes para atender as populações e a geração de eletricidade. Primeiro, não se pensava em tirar mais que 2% das águas do São Francisco. Segundo, seria possível levar água do Rio Tocantins para melhorar a capacidade do São Francisco, disse Suassuna.

Por sua vez, o senador Alberto Silva (PMDB-PI), sugeriu que se leve água da foz do São Francisco em adutoras pelas praias do Nordeste.

- O que fica caro é elevar a água do rio a 300 metros, como se pretende, para distribuí-la por canais que irão até os municípios do interior. Adutoras pela praia levam água com um baixo custo de energia - ponderou.



20/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Almeida Lima quer impedir venda de supermercados de Sergipe para apenas um comprador

Almeida Lima quer que Controladoria da União também investigue denúncias feitas por parlamentares

Sergipe é candidato a refinaria, diz Almeida Lima

Almeida Lima pede refinaria para Sergipe

Almeida Lima pede socorro para flagelados da chuva em Sergipe

Almeida Lima diz que candidato a governador de Sergipe realizou obra superfaturada