Almeida Lima pede socorro para flagelados da chuva em Sergipe



O senador Almeida Lima (PDT-SE) afirmou nesta segunda-feira (26) que está indignado com o que considera omissão e descaso do governo federal em prestar socorro às populações dos municípios do semi-árido de Sergipe, atingidas pelo excesso de chuvas nesse início de ano. De acordo com o senador, o Ministério da Integração Nacional sequer responde aos telefonemas do governador João Alves e dele próprio, solicitando providências.

Almeida Lima disse que Sergipe tem direito de ser atendido numa situação de calamidade pública que atinge vários municípios do estado.

- Não estou pedindo esmolas, o estado faz parte da Federação e sua população tem direito a receber socorro - observou.

Segundo o senador, o governador de Sergipe está fazendo tudo que pode para minorar o sofrimento das populações atingidas, enviando agasalhos, alimentos e providenciando transporte para os doentes. Ele apontou, no entanto, que os recursos estaduais são parcos, enquanto o governo federal dispõe de vultosas verbas emergenciais para calamidades públicas.

Almeida Lima fez questão de registrar a ajuda que Sergipe está recebendo do Exército Brasileiro que, por meio do comandante da 6ª Região, general Moura Barreto, colocou à disposição do governo estadual pontes metálicas móveis para restabelecer o trânsito em regiões onde os rios subiram e interromperam a circulação de veículos e pessoas. Ainda é tempo de o governo federal também prestar seu socorro, porque a chuva continua a cair. Foram 520 milímetros de chuvas em 10 dias, em regiões onde o total por ano mal chega a 70 milímetros, o dá uma idéia da agudeza do problema, concluiu o senador.

Em apartes, os senadores Leomar Quintanilha (PMDB-TO) e Eduardo Siqueira Campos (PSDB-TO) lamentaram a calamidade que representa o excesso de chuvas em vários estados do Nordeste e instaram o governo federal a socorrer as populações afetadas.



26/01/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Almeida Lima pede refinaria para Sergipe

Almeida Lima quer impedir venda de supermercados de Sergipe para apenas um comprador

Sergipe é candidato a refinaria, diz Almeida Lima

Almeida Lima diz que governo reconheceu omissão no socorro ao Nordeste

Almeida Lima quer água do São Francisco também no interior de Sergipe

Almeida Lima diz que candidato a governador de Sergipe realizou obra superfaturada