Aloysio Nunes cobra mais segurança em ferrovia que passa em São José do Rio Preto



O acidente com um trem de carga em São José do Rio Preto (SP), neste domingo, que deixou ao menos oito mortos, além de feridos, foi "uma tragédia anunciada", afirmou nesta segunda-feira (25) o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP). Ele lamentou a tragédia, ocorrida em sua cidade natal. Um trem com carga de milho descarrilou e atingiu casas próximas à ferrovia.

Segundo Aloysio Nunes, há tempos a população temia um acidente grave, porque a ferrovia não é bem cuidada:  faltam obras de segurança e o tráfego de vagões é muito intenso.

Aloysio Nunes afirmou que os problemas na ferrovia já haviam motivado ações do Ministério Público. Houve pressões para concessionária tomar medidas de maior segurança, uma multa aplicada e foi assinado um termo de ajustamento de conduta para resolver as deficiências. Mas nada foi feito, reclamou o senador.

- É preciso providências mais do que urgentes por parte do governo federal, por parte da ANTT, por parte da concessionária. Estou protocolando um requerimento de audiência pública para que aqui nós possamos nos debruçar  sobre esse problema, verificar o andamento das providências que foram tomadas e, se não foram tomadas, por que não o foram. E, sobretudo, olhar para frente, o que é preciso fazer para que a ferrovia deixe de ser uma ameaça - afirmou Aloysio Nunes.

O parlamentar informou ter pedido à Comissão de Fiscalização e Controle (CMA) do Senado a realização de uma audiência para debater o acidente com as autoridades do setor de transportes, incluindo o ministro dos Transportes, César Borges, o diretor-geral da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), José Luiz Bastos, o presidente da empresa ALL, concessionária responsável pela ferrovia, e ainda o prefeito de São José do Rio Preto, Valdomiro Lopes da Silva (PSB).



25/11/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aloysio Nunes pede mais investimentos em rodovias e cobra duplicação da BR-153

Aloysio Nunes cobra do governo prioridade no combate à criminalidade

Aloysio Nunes cobra aprovação de regime jurídico das agências reguladoras

Aloysio Nunes cobra medidas concretas do governo contra inflação

Aloysio Nunes cobra regulamentação do exercício de greve no serviço público

Aloysio Nunes cobra atenção do governo para problemas do sistema penitenciário