Aloysio Nunes defende PEC que amplia direitos de estrangeiros



Em discurso no Plenário nesta quinta-feira (17), o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) defendeu a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 25/2012, de sua autoria, que aguarda designação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

A PEC estende aos estrangeiros alguns direitos inerentes aos brasileiros e confere capacidade eleitoral ativa e passiva nas eleições municipais aos estrangeiros com residência permanente no país. Assim, os estrangeiros poderiam votar e se candidatar nas eleições para vereador e prefeito.

Aloysio Nunes observa, ainda, que a Constituição (caput do art.5º) elenca vários direitos dos brasileiros e dos estrangeiros residentes no país, mas deixa de fora os estrangeiros que estejam no país, mas não têm a condição de residentes, como turistas e trabalhadores estrangeiros que passam temporadas no país. Neste caso, a PEC retira a expressão “residentes”, estendendo aos estrangeiros em geral o direito à liberdade, à segurança e à propriedade, entre outros.

Na avaliação do senador, a legislação brasileira sobre os estrangeiros é atrasada e precisa ser modernizada. O senador disse que já é hora de repensar essa legislação e rever a condição daqueles estrangeiros que colaboram para a construção do país.

- No mundo de hoje, a noção de soberania e cidadania não se confunde mais com as fronteiras nacionais – afirmou o senador.



17/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vídeo | Aloysio Nunes diz que não vota direitos autorais 'no escuro'

Aloysio Nunes defende adoção do voto distrital

Aloysio Nunes defende redução da maioridade penal em casos específicos

Aloysio Nunes defende 'limite' para projeto de Pinheiro sobre FPE

Vídeo | Aloysio Nunes defende votação da PEC que determina perda automática de mandatos

Aloysio Nunes defende novas regras para cartões de crédito e débito