Aloysio Nunes diz que BNDES caminha para o precipício
O senador Aloysio Nunes Ferreira (SP) sugeriu nesta sexta-feira (8) que os resultados ruins do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em 2012 sejam debatidos pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
De acordo com o parlamentar, ao publicar seu balanço relativo ao ano passado, em 25 de fevereiro, o BNDES registrou queda de 10% no lucro, para 8,2 bilhões de reais.
– Fosse um banco particular, privado, a diretoria seria escorraçada imediatamente, mas no governo atual nada acontece. A barca segue seu rumo a caminho do precipício – observou.
Aloysio Nunes disse que o resultado foi ainda pior no BNDESPar, braço do BNDES que atua sobre o financiamento de empresas privadas. A divisão do banco teve perda de 93% no retorno financeiro: de 4,3 bilhões, em 2011, para 300 milhões de reais, no ano passado.
O senador também criticou a forte injeção de recursos do Tesouro Nacional no BNDES, em operações classificadas pelo parlamentar como “questionáveis”, entre elas o aporte, em 2011, de 700 milhões de reais na criação da LBR - Lácteos Brasil S. A, uma das maiores produtoras de leite do país.
– Essa nova empresa em vez de produzir leite, produziu prejuízo. E agora, dois anos depois o BNDES reconhece uma perda de 865 milhões de reais nesse negócio. São recursos que saem do contribuinte brasileiro, que são jogados pela janela, por negócios mal feitos, senão suspeitos – criticou.
Segundo Aloysio Nunes os resultados ruins obtidos pelo BNDES são mais um exemplo da destruição de empresas estatais resultantes da má gestão do governo petista.
– É uma fábrica de produzir prejuízos que produziu mais uma vítima. Essa fábrica abateu a Petrobras. Essa fábrica inviabilizou praticamente as operações da Eletrobrás e agora é a vez do BNDES ir para o buraco – disse Aloysio Nunes Ferreira.
08/03/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aloysio Nunes critica empréstimos secretos do BNDES para Cuba e Angola
Operações do BNDES preocupam Aloysio Nunes
Aloysio Nunes diz que BNDES e Tesouro criaram contabilidade 'estilo jabuticaba'
Aloysio Nunes: PEC vai fechar portas para recursos abusivos
Para Aloysio Nunes, política econômica está desgastada
Para Aloysio Nunes, Lula age como 'presidente adjunto'